EFEITO DE UM VÍDEO EDUCACIONAL NO CONHECIMENTO SOBRE AS AÇÕES DE
AUTOCUIDADO DOS PACIENTES NO PÓS-OPERATÓRIO DE CIRURGIA DE TROCA VALVAR
cirurgia valvar; autocuidado; educação em saúde; enfermagem.
As doenças cardiovasculares são a principal causa de morbimortalidade no Brasil e no mundo, e entre elas as doenças valvares se destacam por afetarem diretamente o funcionamento cardíaco. A educação em saúde é uma estratégia eficaz para reduzir fatores de risco e auxiliar no controle das doenças crônicas. No contexto do autocuidado, vídeos e materiais educativos específicos têm mostrado resultados positivos, contribuindo para maior autonomia dos pacientes no pós-operatório de cirurgias valvares. Objetivo: Avaliar a efetividade do vídeo educacional “Fiz uma cirurgia de troca valvar, e agora?” em relação ao conhecimento do autocuidado dos pacientes no pós-operatório de cirurgia de troca valvar. Método: estudo multimétodo, conduzido em duas etapas. Na primeira realizou-se estudo do tipo metodológico, destinado a construção e validação de um instrumento para mensurar o conhecimento acerca do autocuidado nos pacientes do pós-operatório de cirurgia de troca valvar. Na segunda etapa, desenvolveu-se um estudo quase-experimental, para avaliar a efetividade de um vídeo educacional vídeo educativo “Fiz uma cirurgia para troca de valvar cardíaca, e agora?”. O estudo metodológico ocorreu através da validação do conteúdo do instrumento “CONHECIMENTO ACERCA DO AUTOCUIDADO DOS PACIENTES NO PÓS-OPERATÓRIO DE CIRURGIA DE TROCA VALVAR”. Participaram dessa avaliação, 22 juízes enfermeiros especialistas em cardiologia. Na validação, o valor do I-CVI foi superior a 0,85 para a maioria dos itens avaliados, exceto para o item 3 na dimensão "vocabulário". Com base nos critérios estabelecidos, todas as dimensões analisadas (clareza, vocabulário e relevância) atenderam aos critérios de validade de conteúdo, uma vez que os valores do S-CVI foram iguais ou superiores a 0,85. Esta etapa ocorreu em ambiente virtual, com a utilização de e-mail e formulários do Google para a validação do conteúdo. O estudo quase-experimental foi realizado com 60 pacientes no pós-operatório de cirurgia de troca valvar. Para comparação das médias de conhecimento alcançadas nos quatro momentos de aplicação (pré-teste, pós-teste imediato, após 7 dias, após 15 dias), utilizou-se os testes Mann-Whitney e Kruskal-Wallis, dada a distribuição das variáveis. No momento pré-intervenção, a mediana do escore de conhecimento dos pacientes foi de 30,77 pontos. Imediatamente após a intervenção, o escore mediano aumentou para 65,38 pontos. Após 7 dias, caiu para 61,54 pontos e, após 15 dias, para 57,69 pontos. O teste de comparação da distribuição do escore pareado entre os momentos avaliados, dois a dois, foi significativo para todas as combinações: Pré-intervenção x P0; Pré-intervenção x P7; Pré-intervenção x P15; P0 x P7; P0 x P15; e P7 x P15 (todos com p-valor <0,001). O material audiovisual elaborado para orientar pacientes após a cirurgia de troca valvar demonstrou ser um recurso eficiente para ampliar o conhecimento e apoiar a recuperação no período pós-operatório. Essa tecnologia auxilia o enfermeiro no processo de orientação, melhora a adesão às recomendações e fortalece o autocuidado, contribuindo para uma recuperação mais segura e consciente.