PARENTALIDADE E DESENVOLVIMENTO DA PRIMEIRA INFÂNCIA NA
PERSPECTIVA DE CUIDADORES INDÍGENAS: UM ESTUDO COM PHOTOVOICE
povos indígenas; poder familiar; desenvolvimento infantil; cultura indígena.
A parentalidade está relacionada a todas as interações, emoções, crenças, atitudes, práticas, conhecimentos e comportamentos dos pais no cuidado infantil. O desenvolvimento infantil da criança indígena é construído a partir de relações parentais que não se limitam exclusivamente aos cuidadores primários, como pais e avós, se estendem a comunidade de forma ampla, a espiritualidade e a terra. O estudo tem como objetivo compreender a parentalidade e o desenvolvimento da primeira infância na perspectiva de cuidadores indígenas. Trata-se de um estudo qualitativo, de caráter exploratório e descritivo, onde será utilizado o referencial teórico da Nurturing Care Framework. A pesquisa será desenvolvida com cuidadores de crianças de zero a seis anos do território indígena Xukuru de Cimbres, situado no município de Pesqueira-PE. A coleta de dados acontecerá a partir do desenvolvimento de grupos focais com a utilização da estratégia participativa do método de coleta Photovoice proposto por Wang e Burris, com as seguintes etapas: (1) apresentação do projeto, compreensão dos objetivos e motivação da pesquisa, além de promover a vinculação com os participantes; (2) capacitação sobre o uso de celulares e câmeras para fotografia e aspectos éticos; (3) produção fotográfica pelos cuidadores da comunidade indígena onde residem, com liberdade para registro de práticas cotidianas ao cuidado infantil; (4) realização de grupos focais para discussão das fotografias, permitindo que os cuidadores compartilhem os significados das imagens; (5) seleção de imagens representativas e sistematização dos dados visuais e narrativos; (6) devolutivas à comunidade indígena, com o objetivo de validação do protagonismo coletivo e cultural. Os dados coletados serão analisados à luz da análise temática, segundo etapas propostas por Braun e Clarck. Espera-se que esse estudo contribua para a compreensão e fortalecimento cultural das práticas de parentalidade indígena e relações com o desenvolvimento da primeira infância, bem como promover o protagonismo dos cuidadores indígenas na construção coletiva e socialização do conhecimento sobre cuidados parentais. Além disso, a pesquisa poderá favorecer o planejamento e a implementação de ações em saúde, fortalecimento da parentalidade positiva e promoção de uma assistência culturalmente sensível, adequada e qualificada às necessidades da comunidade.