CÍRCULO DE CULTURA NA EDUCAÇÃO PERMANENTE DE EDUCADORES DE CRECHE
SOBRE O DESENVOLVIMENTO SOCIOEMOCIONAL INFANTIL
desenvolvimento infantil; habilidades socioemocionais; educação permanente; educação pré-escolar; enfermagem de saúde pública.
O desenvolvimento infantil constitui um processo dinâmico de transformações progressivas que abrangem os domínios motor, psíquico, cognitivo, social e emocional. No âmbito socioemocional, o desenvolvimento é compreendido como a capacidade do indivíduo em interagir efetivamente com os outros e com o ambiente, comunicar-se, regular emoções, identificar sentimentos e resolver conflitos sociais. Nesse contexto, a promoção das competências socioemocionais na primeira infância mediada por cuidados infantis responsivos em um ambiente estimulante atua como um preditor de saúde e bem-estar contínuo. Considerando o papel central dos educadores nesse processo, o objetivo deste estudo é analisar as transformações nas práticas pedagógicas de educadores de creche a partir da aplicação dos Círculos de Cultura como estratégia de educação permanente voltada ao desenvolvimento socioemocional infantil. Trata-se de um estudo descritivo e exploratório, com abordagem qualitativa, que utilizará o método da pesquisa-ação, ancorado no referencial teórico-metodológico de Paulo Freire. Será realizado com educadores de creches municipais localizadas em Recife - PE, selecionados por amostragem intencional. A coleta de dados será estruturada em três etapas: I - Capacitação da equipe de coleta e planejamento da intervenção; II - Aplicação de instrumento sociodemográfico e socioeconômico e a realização dos Círculos de Cultura sobre o desenvolvimento socioemocional infantil; e III - Avaliação das contribuições dos Círculos de Cultura para as transformações nas práticas pedagógicas dos educadores. Os dados quantitativos serão analisados com o auxílio do Statistical Package for the Social Sciences (SPSS®). Para a análise dos dados qualitativos, será empregado o método de Análise Temática Indutiva proposto por Braun e Clarke, com auxílio do software NVivo. O relatório da análise seguirá os preceitos do Consolidated Criteria for Reporting Qualitative Research (COREQ). Espera-se alcançar transformações significativas nas práticas pedagógicas dos educadores a partir dos Círculos de Cultura, contribuindo para a ressignificação de sua atuação na promoção do desenvolvimento socioemocional no contexto de creche.