Engajamento Diminuído Em Atividades De Recreação Entre Adolescentes: Uma Teoria De Enfermagem De Médio Alcance
Adolescente. Atividades de Lazer. Diagnóstico de Enfermagem. Educação em Saúde. Promoção da Saúde. Recreação. Teoria de Médio Alcance.
O engajamento diminuído em atividades de recreação entre adolescentes é um fenômeno que impacta o desenvolvimento físico, emocional e social dessa população. Diante disso, torna-se essencial que os enfermeiros
compreendam profundamente esse fenômeno que é referenciado como um diagnóstico de enfermagem presente no domínio da promoção da saúde da Taxonomia da NANDA-I. Este estudo teve como objetivo desenvolver uma Teoria de Médio Alcance para o diagnóstico de enfermagem Engajamento Diminuído em Atividades de Recreação em adolescentes. Trata-se de um estudo metodológico, fundamentado no referencial de Lopes e Silva (2016), que orienta a construção de Teorias de Médio Alcance por meio das etapas de validade teórico-causal, que compreendem: definição da abordagem de construção — que se deu por uma revisão de escopo, seleção dos modelos teóricos e conceituais — utilizada a Teoria de Promoção da Saúde de Nola Pender, identificação dos conceitos principais, elaboração de um esquema pictorial, formulação das proposições teóricas e estabelecimento das relações de causalidade e evidências para a prática. A revisão de escopo, seguiu as recomendações do Joanna Briggs Institute Reviewers Manual (2024), tendo a amostra final composta por nove artigos. A análise desses artigos possibilitou a identificação de dois atributos essenciais — participação social reduzida e baixa frequência de atividades físicas ou esportivas —, oito antecedentes — baixa autoestima, estresse aumentado, barreiras geográficas, barreira cultural, barreira econômica, exigências acadêmicas, apoio social insuficiente e preferência por atividades sedentárias — e quatro consequentes — expressões que demonstram sofrimento psíquico, isolamento social, comportamentos de risco e tédio no tempo livre. Tais achados foram avaliados semanticamente com componentes diagnósticos presentes na NANDA-I. Em seguida, construiu o pictograma, as proposições e relações causais. A Teoria de Médio Alcance construída fornece subsídios teóricos para o aprimoramento da acurácia diagnóstica e para o desenvolvimento de intervenções de enfermagem voltadas à promoção do bem-estar e do lazer saudável entre adolescentes. Conclui-se que a compreensão ampliada desse diagnóstico, por meio da Teoria de Médio Alcance, contribui para a prática clínica, o planejamento de ações educativas e o fortalecimento da enfermagem enquanto ciência promotora da saúde integral dos adolescentes.