TEORIA DA APRENDIZAGEM TRANSFORMADORA PARA A CONSTRUCAO DO
SELF PROFISSIONAL DA ENFERMAGEM: UMA TEORIA DE MEDIO ALCANCE PARA O PROCESSO DE
ENSINO E APRENDIZAGEM
Teoria de Enfermagem; Enfermagem; Educação em Enfermagem; Educação superior; Educação em saúde.
O processo de ensino e aprendizagem em Enfermagem exige abordagens que integrem o conhecimento técnico-científico à dimensão relacional, crítica e humanística da formação profissional. Frente aos desafios contemporâneos da educação em saúde, torna-se necessário repensar os modelos pedagógicos tradicionais, propondo marcos teóricos que favoreçam a construção de saberes contextualizados, éticos e transformadores. Nesse cenário, justifica-se o desenvolvimento de uma teoria de médio alcance (TMA) que fundamente o ensino de Enfermagem a partir da articulação entre teorias da disciplina e metodologias ativas de aprendizagem. Esta tese teve como objetivo desenvolver uma teoria de médio alcance para o processo de ensino e aprendizagem em Enfermagem, fundamentada na articulação entre o Sistema Conceitual e Teoria do Alcance de Metas de Imogene King e a Metodologia da Problematização com arco de Maguerez, proposta por Neusi Berbel. Trata-se de um estudo qualitativo, de natureza teórica, com abordagem dedutivo-analítica, que buscou construir uma teoria de médio alcance a partir de pressupostos conceituais previamente estabelecidos. O percurso metodológico foi conduzido conforme as seis etapas propostas por Callista Roy (2015) para o desenvolvimento de teorias de médio alcance: (1) definição da abordagem para construção da TMA; (2) definição dos modelos conceituais a serem analisados; (3) definição de conceitos-chave; (4) desenvolvimento de um diagrama pictórico; (5) construção de proposições; e (6) estabelecimento de relações causais e evidências para a prática. Para análise crítica dos modelos teóricos utilizados, adotou-se o referencial de Fawcett (2005), composto por três etapas: (1) Origens do modelo conceitual; (2) Singularidade do modelo (3) O conteúdo do modelo. A fim de aprofundar a compreensão conceitual e epistemológica dos fundamentos envolvidos, utilizou-se o "V" Epistemológico de Gowin como ferramenta metodológica complementar, permitindo a organização e a integração entre os conhecimentos teóricos e práticos. Os resultados revelam que o processo de ensinar e aprender em Enfermagem perpassa por múltiplos fatores como visão de mundo, valores individuais, comunicação interpessoal e influências do sistema social. A teoria proposta apresenta como diferencial a integração entre o conhecimento específico da Enfermagem e abordagens educacionais críticas, promovendo a formação de enfermeiras/os éticas/os, reflexivas/os, humanas/os e com competência técnico-científica. A Teoria de Médio Alcance proposta intitulada “Teoria da Aprendizagem Transformadora para a Construção do Self Profissional da Enfermagem” propõe uma formação em Enfermagem dialógica, ética e humanizada, centrada na construção do self profissional. Valoriza a articulação entre teoria e prática, autonomia e responsabilidade. Ao transformar o sujeito, transforma também o cuidado e a realidade em que se insere.