DESIGN DA INFORMACAO E DIVULGACAO CIENTIFICA: GUIA PRATICO PARA ELABORACAO DE MATERIAIS EDUCATIVOS EM MEIOS DIGITAIS
Design da Informação; Divulgação Científica; Linguagem Gráfica; Saúde; Redes Sociais.
Em um cenário marcado pela circulação massiva de desinformação, crescimento das fake news e dificuldade geracional de engajar com conteúdos densos e extensos, a Divulgação Científica (DC) enfrenta desafios urgentes. Esse contexto se agrava na área da saúde, que, embora produza um grande volume de informações, é também uma das que mais apresenta falhas na mediação com o público, comprometendo a compreensão, a confiança e a adesão às recomendações científicas. Diante disso, este estudo tem como objetivo analisar criticamente as metodologias utilizadas na DC digital, com foco na Linguagem Gráfica (LG) e nos princípios do Design da Informação (DI). A partir dessa análise, busca-se propor estratégias comunicacionais mais eficazes, que qualifiquem a mediação entre ciência e sociedade por meio de práticas visuais acessíveis, confiáveis e inclusivas. Mais do que a elaboração de um guia prático, o doutorado representa o amadurecimento científico da pesquisadora, evidenciado na construção de uma abordagem metodológica original voltada à qualificação da DC no Brasil. A pesquisa teve início com a análise de guias já disponíveis sobre DC, a fim de verificar se contemplam orientações sobre aspectos visuais. Em seguida, realizou-se o mapeamento de práticas em plataformas digitais como Instagram, YouTube, TikTok e Spotify, considerando o perfil dos administradores, a tipologia do conteúdo, a temática e o formato das postagens. Os resultados iniciais evidenciam o potencial do Instagram como espaço estratégico para a DC. Foi conduzido um estudo piloto com grupo focal de jovens sem formação em design, que analisaram posts produzidos por pesquisadores também não especialistas na área. Observou-se que falhas em aspectos como tipografia, cores e composição visual comprometem a recepção e a eficácia das mensagens. Com base nesse estudo, o questionário foi ajustado e será submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa. As próximas etapas incluem a aplicação do instrumento com um grupo focal ampliado, a elaboração do guia e sua posterior validação por juízes especialistas. Espera-se que o material contribua para práticas mais eficazes e acessíveis de DC digital, especialmente na área da saúde, promovendo uma comunicação mais clara, confiável e inclusiva.