Banca de QUALIFICAÇÃO: EUDA MARIA GOMES DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EUDA MARIA GOMES DOS SANTOS
DATA : 29/06/2025
LOCAL: Entrega do Parecer do Relatório pela Banca Examinadora
TÍTULO:

ISOLAMENTO, CARACTERIZACAO ESTRUTURAL E POTENCIAL ELETROFIACAO DA CELULOSE OBTIDA A PARTIR DAS SEMENTES DE UMBU (Spondias tuberosa L.)


PALAVRAS-CHAVES:

celulose; micro-ondas; curativos eletrofiados; biomateriais


PÁGINAS: 47
RESUMO:

A utilização de resíduos industriais para a produção de polímeros representa uma abordagem sustentável, sendo o uso de micro-ondas uma solução eficiente que contribui na redução do consumo energético e do tempo de processamento. A celulose, um polissacarídeo abundante na natureza, pode ser isolada e modificada quimicamente para gerar derivados de alto valor agregado, como a celulose microcristalina e o dialdeído de celulose, com grande potencial em aplicações biomédicas. Este trabalho objetivou isolar a celulose da semente do umbuzeiro (Spondias tuberosa L.) usando micro-ondas, e modificar o material para obter celulose microcristalina oxidada, com foco na produção de membranas eletrofiadas para curativos. O isolamento da celulose apresentou rendimento de 45,07% e boa aparência visual, enquanto a hidrólise ácida, obteve rendimento de 45,23% na produção de celulose microcristalina, com bom aspecto na microcropia óptica. A redução significativa do teor de lignina indicou a eficiência do método. Análises por FTIR evidenciaram bandas características da celulose entre 892 e 1160 cm⁻¹, 2890 e 3330 cm⁻¹, enquanto o DRX mostrou um perfil semicristalino e alto índice de cristalinidade, especialmente na celulose microcristalina, semelhante ao material de referência. A análise térmica demonstrou boa estabilidade dos materiais. O baixo teor de aldeídos (1,68%) na celulose microcristalina indica a necessidade de oxidação adicional para uso em membranas eletrofiadas para curativos biomédicos. O uso de micro-ondas se mostrou uma metodologia eficiente e sustentável para o isolamento e modificação da celulose a partir da semente do umbuzeiro, resultando em materiais com boa pureza, alta cristalinidade e estabilidade térmica.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - EDSON CAVALCANTI DA SILVA FILHO - UFPI
Externa à Instituição - MAGDA RHAYANNY ASSUNCAO FERREIRA - UFPE
Notícia cadastrada em: 09/06/2025 18:36
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa03.ufpe.br.sigaa03