CARACTERÍSTICAS E SINTOMAS UROGENITAIS AUTO RELATADAS POR PESSOAS TRANS E TRAVESTIS ASSOCIADAS À PRÁTICA DE TUCKING NO BRASIL: ESTUDO TRANSVERSAL
Assistência à saúde afirmativa de gênero; Diversidade de gênero; Doenças urogenitais; Pessoas transgênero; Procedimentos de Readequação Sexual; Tucking.
Introdução: O tucking é uma técnica popularmente utilizada por algumas pessoas trans e travestis caracterizada pela ocultação da protuberância do órgão genital, a fim de afirmar o gênero identificado. Entretanto, as evidências acerca das características e sintomas urogenitais associados ao seu uso são escassas, complexas e heterogêneas. Objetivo: Descrever as características e os sintomas urogenitais autorrelatados por pessoas trans e travestis associados à prática de tucking no Brasil. Métodos: Trata-se de um estudo transversal, que serão incluídas pessoas trans ou travestis, maiores de 18 anos, residentes no Brasil e que praticam tucking há pelo menos seis meses. Na primeira fase do projeto será realizado um estudo piloto (entrevista online com perguntas abertas guiadas) com análise qualitativa dos dados através do software Iramuteq versão 0.7 alpha 2, enquanto a segunda fase será coletados dados através de um questionário semiestruturado online, composto por questões sobre o perfil sociodemográfico, antropométrico e de morbidade associada, bem como de características e sintomas urogenitais e sexuais autorrelatados associados à prática de tucking. A análise estatística será realizada por meio do software SPSS versão 24, enquanto a análise descritiva será apresentada através de tabelas ou gráficos contendo média e desvio padrão para as variáveis contínuas e frequências absolutas e porcentagem para as variáveis categóricas, com nível de significância de 5% (p< 0,05) e intervalo de confiança de 95%. Resultados Esperados: Espera-se obter dados relevantes acerca das principais características e sintomas urogenitais e sexuais autorrelatados por pessoas trans e travesti no Brasil que praticam tucking.