EFEITO DO PROTOCOLO DA POSIÇÃO LATERAL CANGURU SOBRE A FUNÇÃO PULMONAR E A FUNÇÃO DO MÚSCULO DIAFRAGMA DE RECÉM-NASCIDOS PRÉ-TERMO: ENSAIO CLÍNICO RANDOMIZADO TIPO CROSS-OVER
Palavras-chave: Testes de Função Respiratória; método Canguru; recém-nascido prematuro; ultrassonografia; diafragma; posicionamento do Paciente.
Introdução: Secundário ao nascimento pré termo, o desenvolvimento pulmonar sofre interrupção, consequentemente o sistema respiratório dessa população passa por uma descontinuação do amadurecimento dos segmentos pulmonares, que resulta numa função pulmonar e diafragmática prejudicadas. O método canguru através do seu posicionamento beneficia o neonato com melhora dos sinais vitais, queda nas taxas de morbimortalidade, melhora na troca gasosa e em recém nascidos a termo saudáveis a posição prona canguru favoreceu um aumento do volume corrente. No entanto, ainda não foi estudado o efeito da posição canguru lateral sobre a função pulmonar e diafragmática. Métodos: Ensaio clínico cross-over randomizado a ser realizado na Unidade de Cuidados Intermediários Canguru do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco, serão avaliados recém-nascidos pré-termo (RNPT) > que 28 e < 37 semanas de idade gestacional, de ambos os sexos, submetidos à posição canguru lateral e a posição prona canguru. Osneonatos terão a função pulmonar avaliada pelo pneumotacógrafoe a função do músculo diafragma, pela ultrassonografia. Os dados obtidos serão tabulados e serãoanalisados estatisticamente pelos testes paramétricos, ou não paramétricos e por meio do software SPSS versão 25.0 para julgamento e cruzamento entre variáveis,com nível de confiança de 95% e p significante < 0,05. Resultados esperados:Espera-se que o volume corrente seja semelhante e a mobilidade e espessura diafragmática menores na posição lateral canguru em comparação com a posição prona canguru. A excursão e espessura diafragmática serão associadas positivamente com a idade gestacional e o peso ao nascer e no dia do teste. Tais resultados poderão produzir artigos científicos e resumos em congressos nacionais e internacionais e também oferecer uma alternativa para complementar o protocolo das unidades Unidade de Cuidados Intermediários Canguru no SUS.