PPGPSI PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA - CFCH DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA - CFCH Teléfono/Ramal: (81) 9922-6868

Banca de DEFESA: MARILIA EWEN DE SENA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARILIA EWEN DE SENA
DATA : 30/08/2024
HORA: 15:00
LOCAL: Remoto/Videoconferência
TÍTULO:

HISTÓRIAS CONECTADAS: TRANSFORMAÇÕES NA VIDA COM DIABETES TIPO 1 EM VLOGS DO YOUTUBE


PALAVRAS-CHAVES:

diabetes mellitus tipo 1, experiência de adoecimento, psicologia do desenvolvimento, narrativas pessoais, mídias digitais.


PÁGINAS: 77
RESUMO:

A diabetes mellitus tipo 1 é um adoecimento de longa duração que tem caráter múltiplo e consequências no cotidiano e contexto social da pessoa. O presente estudo se volta para trajetória de vida, pelas rupturas e transições vividas, além dos ajustamentos subjetivos e sociais que ocorreram no processo de desenvolvimento decorrentes da experiência de adoecimento. Teve como suporte teórico visão de adoecimento de Canesqui; visão de desenvolvimento, os conceitos de rupturas e transições de Zittoun. Teve como objetivo investigar como pessoas com diabetes mellitus tipo 1 relatam sua experiência de adoecimento em vídeos compartilhados em seus canais do YouTube. Os vlogs contribuem ricamente para uma compreensão do desenvolvimento humano e da experiência do adoecimento em plataformas digitais. Esta pesquisa é exploratória, descritiva, de natureza qualitativa, utilizando dados arquivais: relatos pessoais em vídeos compartilhados no YouTube. A coleta de dados foi realizada n YouTube com o termo: “História do meu diagnóstico de diabetes tipo 1” no campo de busca. A amostra foi composta por nove vídeos, de adultos de ambos os sexos entre 18 e 29 anos. Os dados foram organizados pelo método fenomenológico proposto por Trindade, Menandro e Gianórdoli-Nascimento. Considerando os objetivos do trabalho foram encontradas cinco unidades de significado: 1. fuga da normalidade dos primeiros sinais do adoecimento; 2. descoberta do diagnóstico; 3. significados em torno da DM1; 4. ajustamentos na vida com a DM1; 5. plataformas digitais na transição. Foi possível apreender que a descoberta do diagnóstico de DM1 rompe com os modos de funcionamento e pede novos direcionamentos ao sujeito; as plataformas digitais produzem transformações e também são produto do processo de transição. Espera-se que esta pesquisa contribua metodologicamente para Psicologia da Saúde e do Desenvolvimento, colabore para o entendimento global da experiência com diabetes tipo 1 e do desenvolvimento humano nas plataformas digitais.


MEMBROS DA BANCA:
Externa ao Programa - 3321241 - ANA KARINA MOUTINHO LIMA - nullExterna à Instituição - INGRID FARIA GIANORDOLI
Presidente - 2477856 - RENATA LIRA DOS SANTOS ALESSIO
Notícia cadastrada em: 27/08/2024 12:12
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa04.ufpe.br.sigaa04