Pressão do ruído de estradas em fragmentos de Mata Atlântica no Nordeste do Brasil
NDSI. ACI. Saúde ambiental. Paisagem sonora. Biofonia. Antropofonia.
Com o aumento global da população humana e da urbanização, o ruído antropogênico ou antropofonia, especialmente de estradas, impacta significativamente a vida selvagem e os ecossistemas. A ecoacústica, uma área de pesquisa relativamente recente, explora o papel ecológico dos sons ambientais, mais recentemente usando índices acústicos para caracterizar ecossistemas. Estudos mostram que o Índice de Paisagem Sonora por Diferença Normalizada (NDSI) parece ser sensível ao ruído antropogênico, geralmente exibindo valores mais baixos perto de estradas para indicar níveis elevados de ruído do tráfego. O Índice de Complexidade Acústica (ACI), por sua vez, revela padrões mais complexos, sugerindo estratégias adaptativas para os animais lidarem com o ruído, se mantendo insensível à antropofonia. Este estudo teve como objetivo avaliar o potencial dos índices acústicos, especificamente o NDSI e o ACI, para estimar a pressão do ruído de estradas adjacentes em dois fragmentos da Mata Atlântica no Nordeste do Brasil. Instalamos simultaneamente gravadores acústicos passivos a 0, 100, 200 e 400 m da estrada principal adjacente às áreas de estudo por seis meses. Analisamos 48 h de gravações de cada mês. A comparação do NDSI e do ACI de fora para dentro da mata mostrou uma redução da antropofonia. Notavelmente, a uma distância de apenas 100 metros das estradas, encontramos uma redução considerável dos efeitos do ruído antropogênico nas paisagens sonoras naturais. Esta cortina de vegetação de 100 m parece funcionar como uma zona de amortecimento sonora. A análise comparativa entre os fragmentos mostrou diferenças significativas nos valores de ACI, indicando variações na biodiversidade e na complexidade sonora entre as áreas, potencialmente em decorrência da matriz do entorno e atividades antrópicas associadas ao material das estradas. Este estudo destaca a relevância dos índices acústicos, especialmente o NDSI, como ferramentas sensíveis para avaliar a saúde do habitat. Nossos resultados indicam que uma cortina de vegetação pode ajudar a reduzir o impacto do ruído em áreas próximas a estradas. Ter tais cortinas de vegetação pode ser uma estratégia a ser considerada no planejamento de empreendimentos que exigem ruído reduzido, como hospitais e escolas.