Banca de QUALIFICAÇÃO: ALINE MARIA RODRIGUES DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALINE MARIA RODRIGUES DOS SANTOS
DATA : 24/03/2023
LOCAL: Sala da Pór-graduação em Morfotecnologia
TÍTULO:

Investigação Histopatológica de Glândulas Salivares da Prole de Camundongos Balb/C Fêmeas Após Infecção pelo Vírus Zika (ZIKV)


PALAVRAS-CHAVES:

Zica vírus. Saliva. Microcefalia. Glândula submandibular.  


PÁGINAS: 10
RESUMO:

O zika vírus (ZIKV) é uma arbovirose, doença causada por um grupo de arbovírus, transmitido pelo mosquito do gênero Aedes aegypti. A transmissão desse vírus pode acontecer por transmissão sexual, transfusão sanguínea e durante o período gestacional. Desde que foi o zica vírus foi descoberto, a identificação do mesmo foi feita em amostras biológicas como o sangue, leite materno, saliva, urina, mucosas, entre outros tecidos. As complicações clínicas ocasionadas pela infecção por arboviroses são de larga escala e podem acometer também a cavidade oral em boa porcentagem dos casos, gerando um desafio para a odontologia. Uma vez que ocorre a transmissão transplacentária do ZIKV (transmissão vertical) e já tendo descrito a presença do vírus em fluídos corporais, incluindo a saliva, este projeto tem como objetivo investigar os tecidos das glândulas submandibulares da prole de camundongos Balb/c fêmeas após infecção pelo zica vírus, o que também colabora para esclarecer o mecanismo de transmissão vertical do vírus. Para isso, serão utilizados 171 camundongos de linhagem balb/C machos e fêmeas, a serem utilizados em duas etapas. A etapa 1 consiste no tratamento das mães e acasalamento. A etapa 2 consiste na análise dos filhotes. Na etapa 1 ocorrerá a imunodepressão das fêmeas com dexametasona, infecção pelo zika vírus e acasalamento. A etapa 2 consiste na separação dos filhotes de acordo com o grupo e idades de análise. As fêmeas serão divididas em 3 grupos: Fêmeas controle (10 animais); Fêmeas imunodeprimidas (10 animais); Fêmeas imunodeprimidas e infectadas com vírus Zika (10 animais). Os animais (prole) oriundos dos cruzamentos dos três grupos serão analisados em datas diferentes de desenvolvimento, semanalmente a fim de que seja acompanhado a possível evolução dos efeitos da infecção. Desta forma, os animais serão eutanasiados com 21, 28, 35, 42, 49 e 56 dias de vida. Após a eutanásia, as glândulas submandibulares serão coletadas e processadas para a realização de análises histológicas e imunohistoquímicas. Desta forma, esse projeto se propõe verificar se a infecção pelo zika vírus via transplacentária interfere na organização estrutural dos tecidos das glândulas submandibulares, uma vez que já foi detectado a presença do vírus na saliva de pessoas infectadas, através de análises histológicas, histopatológicas, histométrica e imunohistoquímicas. O estudo fornecerá evidências sobre possíveis mecanismos de ação do vírus no tecido glandular, sendo necessário para aumentar o entendimento dos profissionais de saúde em planejar protocolos clínicos adequados, contribuindo, desta forma, para o emprego das Ciências Morfológicas dentro de um contexto aplicado nas Ciências das Áreas da Saúde.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1912221 - FERNANDA DAS CHAGAS ANGELO MENDES TENORIO
Interna - ***.651.494-** - FERNANDA MIGUEL DE ANDRADE - UFPE
Interna - 1805809 - JULIANA PINTO DE MEDEIROS
Externo ao Programa - 1212831 - BRUNO MENDES TENORIO - UFPE
Notícia cadastrada em: 27/02/2023 12:30
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa01.ufpe.br.sigaa01