PPGBF PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOLOGIA DE FUNGOS - CB DEPARTAMENTO DE MICOLOGIA - CB Teléfono/Ramal: No informado

Banca de DEFESA: ALEXANDRO DE ANDRADE DE LIMA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALEXANDRO DE ANDRADE DE LIMA
DATA : 17/05/2024
LOCAL: https://meet.google.com/frp-fqut-rfp

DISTRIBUIÇÃO, TAXONOMIA E FILOGENIA DE TULOSTOMA (AGARICALES, BASIDIOMYCOTA) NA REGIÃO NEOTROPICAL

Agaricales; biodiversidade; fungo gasteroide; “stalked puffball”;
sistemática; taxonomia.

Desde os trópicos da América do Norte (parte sul do México), as Ilhas do Caribe e a América do Sul, a Região Neotropical é uma das áreas mais biodiversas do mundo devido a sua grande diversidade de ambientes com aspectos singulares, climas, topografia complexa, biota única e endêmica. Os fungos desempenham funções cruciais nesses ecossistemas, auxiliando na decomposição da matéria orgânica, ciclagem de nutrientes e carbono, assim também como manutenção da saúde dos ecossistemas. Apesar da sua importância, são frequentemente subestimados e/ou subexplorados. Dentro desse vasto reino, os membros do gênero Tulostoma compreende um grupo intrigante de basidiomicetos gasteroides caracterizados por um perídio com uma abertura no ápice, que permite a dispersão dos basidiosporos, ligados a um estipe. Possui uma ampla distribuição, desde locais áridos e semiáridos até florestas densas e ambientes úmidos. Através de dados morfológicos, moleculares e de distribuição, este estudo ampliou significativamente o conhecimento sobre a diversidade e distribuição de Tulostoma na Região Neotropical, principalmente no Brasil. Descrevemos quatro novas espécies: T. catimbauense, T. deltaconcavum, T. irregulireticulatum e Tulostoma sp. nov. Especificamente, o estudo dobrou o número de dados moleculares de espécies que ocorrem nos Neotrópicos. Além disso, foram fornecidos novos registros geográficos para Tulostoma albicans, T. cyclophorum, T. dumeticola, T. montanum T. reticulatum e T. striatum. A diversidade e distribuição de Tulostoma em toda a Região Neotropical foi investigada e uma lista de verificação é fornecida. Adicionalmente, um espécime identificado como Tulostoma sp. foi reconhecido como Chlamydopus meyenianus, sendo um novo registro para a Argentina. Os resultados destacaram a importância de Tulostoma e as informações fornecidas são essenciais para guiar futuras pesquisas e ações de conservação desses importantes organismos na Região Neotropical.

Externo à Instituição - ALEXANDRE GONÇALVES DOS SANTOS SILVA FILHO
Presidente - ***.211.994-** - IURI GOULART BASEIA - UFRN
Externo à Instituição - RENATO JUCIANO FERREIRA
Interna - 1550523 - TATIANA BAPTISTA GIBERTONI