PPGBV PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOLOGIA VEGETAL - CB DEPARTAMENTO DE BOTANICA - CB Teléfono/Ramal: (81) 2126-8348

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCIO LUCAS BAZANTE DE OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARCIO LUCAS BAZANTE DE OLIVEIRA
DATA : 30/06/2025
LOCAL: REMOTA (https://meet.google.com/bjj-tcdb-nun) - às 14h
TÍTULO:

Revisao taxonomica e relacoes filogeneticas de Pseudoxandra (Annonaceae), um genero neotropical, e novidades taxonomicas da familia para o Brasil.


PALAVRAS-CHAVES:

Distribuição disjunta; evolução; Malmeeae; Neotrópico; taxonomia.


PÁGINAS: 221
RESUMO:

Mais da metade das espécies arbóreas na América do Sul pertencem a um grupo de nove famílias, dentre elas Annonaceae. O gênero neotropical Pseudoxandra é o mais rico da família dentre aqueles restritos à esse continente. Compreende 24 espécies com distribuição disjunta na Mata Atlântica e as demais na Bacia Amazônica. Apesar do aumento considerável e recente da riqueza, a delimitação morfológica entre muitas das suas espécies tem sido problemática. Além disso, questões nomenclaturais precisam ser resolvidas. Estudos filogenéticos confirmaram a monofilia do gênero, mas amostraram apenas cinco das 24 espécies. Considerando os incertezas taxonômicas e evolutivas, realizamos um estudo taxonômico e molecular molecular mais abrangentes do gênero, com considerações palinológicas, além de novidades taxonômicas sobre Duguetia e Xylopia para o Brasil. Como resultado, geramos uma árvore filogenética com 21 (88%) das 24 espécies de Pseudoxandra e recuperamos três clados bem suportados. Também, foi realizada uma revisão taxonômica baseada nos resultados moleculares, onde são reconhecidas 18 espécies para Pseudoxandra, incluindo descrições morfológicas, fotos dos caracteres diagnósticos, comentários taxonômicos, mapas, fenologia e status de conservação. Também, são apresentadas cinco novas espécies dos gêneros Duguetia e Xylopia para a Mata Atlântica da Bahia. Este trabalho representa uma contribuição significativa para a taxonomia e história evolutiva de Pseudoxandra na região Neotropical, e para a riqueza de Annonaceae na Mata Atlântica, fornecendo dados morfológicos que contribuem para a delimitação mais clara desses gêneros.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - ALINE MARIA SOUZA STADNIK - UEFS
Externa à Instituição - DANIELLY DA SILVA LUCENA - UEPB
Presidente - ***.246.135-** - WILLIAM WAYT THOMAS - NÃO INFORMADO
Notícia cadastrada em: 27/06/2025 17:04
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa09.ufpe.br.sigaa09