Banca de QUALIFICAÇÃO: CAMILA MARINHO DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CAMILA MARINHO DA SILVA
DATA : 17/09/2024
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO:

Avaliação citotóxica, genotóxica e anti-inflamatória de um peptídeo racionalmente modificado, bioinspirado em uma  α-hairpinina de Cenostigma pyramidale (Tul.) Gagnon & G.P.Lewis.


PALAVRAS-CHAVES:

 Peptídeos sintéticos; Design racional; Citogenotoxicidade; Macrófagos; Expressão Gênica.


PÁGINAS: 67
RESUMO:

 Os peptídeos antimicrobianos (AMPs) têm se mostrado uma alternativa terapêutica promissora para a indústria farmacêutica no combate de doenças altamente infecciosas. Contudo, peptídeos naturais podem apresentar limitações devido à sua quantidade restrita e, em alguns casos, à citotoxicidade para células normais. Para superar as limitações, têm sido desenvolvidos peptídeos racionalmente modificados (RAMPs), bioinspirados em sequências de AMPs de plantas. No entanto, para serem utilizados como alternativa terapêutica, precisam passar por testes de segurança in vitro para determinar concentrações seguras para o uso. Dessa forma, o presente estudo teve como objetivo avaliar a atividade citotóxica e genotóxica de um RAMP bioinspirado em um AMP vegetal do tipo α-hairpinina de Cenostigma piramidale (Cp_hp1). Além disso, o estudo também avaliará por qPCR, em etapa posterior, a expressão relativa de genes pró-inflamatórios em células normais de macrófagos estimuladas por LPS em tratamento simultâneo com o RAMP. Para o presente estudo, foi escolhida a linhagem normal de macrófagos RAW 264.7, adquirida do Banco de Células do Rio de Janeiro (BCRJ). A atividade citotóxica foi avaliada pelo teste de MTT (24 h). Das sete concentrações do RAMP testadas (16 a 1024 μg/mL), apenas a mais alta demonstrou atividade citotóxica para RAW 264.7, com redução na viabilidade celular para 65,6%. Posteriormente, para a avaliação da genotoxicidade, foi realizado o Teste de Micronúcleo com Bloqueio de Citocinese (CBMN) para três concentrações (128, 256 e 512 μg/mL), selecionadas com base no teste anterior. Destas, apenas a concentração de 512 μg/mL demostrou genotoxicidade para a referida linhagem bem como efeito de citostase. As demais concentrações não exibiram alterações significativas. Dessa forma, a ausência de citotoxicidade para concentrações até 512 μg/mL de Cp_hp1 e de genotoxicidade para as concentrações até 256 μg/mL, demonstram potencial do RAMP para o tratamento de microrganismos de amplo espectro, não exibindo toxicidade para as concentrações reconhecidamente antimicrobianas em testes anteriores. Ensaios de tratamento simultâneo do LPS em três concentrações do RAMP (64, 128 e 256 μg/mL), bem como a análise por qPCR da expressão dos genes IL1-β, IL-6, TNF- α e COX-2 encontram-se em andamento.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - DENISE DE QUEIROGA NASCIMENTO
Externo à Instituição - JOSÉ RAFAEL DA SILVA ARAUJO
Interna - 1372392 - NEIDE SANTOS
Notícia cadastrada em: 12/09/2024 12:49
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa01.ufpe.br.sigaa01