Inteligência Artificial (IA) no Ensino de Geografia: Personalização da Aprendizagem nas Escolas Municipais do Recife/PE
Inteligência Artificial. Ensino de Geografia. Aprendizagem Personalizada. Educação 4.0. Inclusão Digital. Formação Continuada de professores.
Esta pesquisa propõe investigar como as potencialidades da Inteligência Artificial (IA) na contextualização da Aprendizagem Personalizada no ensino de Geografia têm influenciado a adoção de práticas pedagógicas e estratégias voltadas à construção de conceitos. O objetivo geral é compreender de que modo tecnologias digitais baseadas em Inteligência Artificial podem ser integradas ao planejamento didático para promoção de trajetórias de estudo adaptadas às necessidades e ritmos individuais dos alunos, ao mesmo tempo em que estimulem o pensamento autônomo e crítico.. A pergunta central que orienta o projeto é: Como as Inteligências Artificiais podem ser integradas ao ensino de Geografia para promover uma aprendizagem significativa e estimular o pensamento autônomo e crítico? Para responder a essa questão, a investigação seguirá uma abordagem qualitativa exploratória, com coleta de dados estruturada em duas fases. Na primeira, serão realizadas entrevistas semiestruturadas com professores de Geografia das Gerências Regionais do Recife (GREs), selecionados por amostragem intencional, com base na experiência com tecnologias digitais. O objetivo é mapear percepções, práticas e necessidades de formação em alfabetização de dados e ética algorítmica. Na segunda fase, ocorrerão oficinas reflexivo-formativas com docentes da mesma rede. Espera-se que os dados obtidos orientem a formulação de diretrizes para políticas públicas de inclusão digital e formação docente, assegurando infraestrutura adequada, transparência nos processos algorítmicos e práticas pedagógicas contextualizadas. Embora ainda em construção, este estudo visa contribuir com a compreensão crítica sobre o papel das IA na Educação Geográfica, valorizando a justiça epistêmica, o compromisso ético e o pensamento crítico.