ENTRE CURRICULO E COTIDIANO: UM OLHAR SOBRE A PRATICA PEDAGOGICA DOS PROFESSORES DE GEOGRAFIA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE
Prática docente; Ensino de Geografia; Professores de Geografia.
Este trabalho tem como foco central a prática docente dos professores de Geografia da Rede Municipal de Ensino do Recife. O objetivo principal é analisar as dificuldades e limitações enfrentadas por esses profissionais no cotidiano escolar, considerando os desafios estruturais, curriculares e formativos que impactam sua atuação. A pesquisa também busca discutir a trajetória da Geografia escolar no Brasil e sua relação com o fazer docente, identificar as correlações entre a política de ensino do Recife e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), bem como analisar as experiências, inquietações, anseios e aspirações relatadas pelos professores. A pesquisa possui abordagem qualitativa e utilizou como principal instrumento metodológico a aplicação de um questionário online direcionado a professores de Geografia. As respostas obtidas foram analisadas por meio da técnica de nuvem de palavras, o que possibilitou identificar os temas mais recorrentes e significativos apontados pelos docentes. A pesquisa culminou na elaboração de uma cartilha digital direcionada aos professores, trazendo recursos para auxiliar na prática pedagógica. Assim, o estudo buscou fortalecer o diálogo entre teoria e prática e contribuir para a valorização do ensino de Geografia na rede pública municipal do Recife, dando voz aos profissionais que o constroem diariamente.