O GOOGLE EARTH E O GOOGLE MAPS COMO RECURSO DIDÁTICO E SUAS POSSIBILIDADES DE UTILIZAÇÃO COMO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NAS AULAS DE GEOGRAFIA
TDICs. Geografia. Professor. Google Earth. Google Maps.
O presente estudo exprime como as transformações na sociedade, no que concerne o uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), são bastantes perceptíveis e o quanto isso tem gerado fortes mudanças nas formas de aprender e ensinar. Como objetivo principal, a pesquisa buscou analisar como os professores de Geografia da rede técnica estadual do município de Recife tem se apropriado das Geotecnologias como Google Earth e Google Maps em sua prática pedagógica. A pesquisa de caráter exploratória qualitativa, consistiu de uma investigação bibliográfica, visando reunir informações e levantar dados, com a finalidade construir e/ou aprimorar a definição do quadro conceitual do objeto de estudo. Acerca da coleta de dados, foi utilizado o questionário eletrônico composto por inquirições estruturadas e semiestruturadas disponibilizadas aos docentes participes. Perante o exposto, os resultados mostraram que, apesar de haver uma consciência sobre a importância das TDIC e de ferramentas específicas como Google Earth e Google Maps, pelos professores quem compuseram o estudo, ainda há uma necessidade evidente de aumentar o nível de domínio dessas tecnologias. E que a adoção frequente, mas não constante, das ferramentas Google Earth e do Google Maps sugere que os respondentes reconhecem seu valor e as integram regularmente em suas aulas.