PPGGEOCFCH PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA - CFCH DEPARTAMENTO DE CIENCIAS GEOGRAFICAS - CFCH Téléphone/Extension: Indisponible

Banca de DEFESA: ALLYSON WESLEY GONCALVES CARNEIRO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALLYSON WESLEY GONCALVES CARNEIRO
DATA : 05/07/2024
HORA: 18:00
LOCAL: Sessão remota de videoconferência
TÍTULO:

TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA: A TÉCNICA DE AUDIODESCRIÇÃO E A APROPRIAÇÃO DE SIGNOS IMAGÉTICOS


PALAVRAS-CHAVES:

Inclusão. Pessoa com deficiência visual. Ensino de geografia. Acessibilidade. Tecnologia assistiva. Audiodescrição.


PÁGINAS: 103
RESUMO:

A essência deste trabalho é buscar compreender com objetividade sobre os sistemas que promovem inclusão através da educação, mais especificamente para compreensão da técnica, tecnologia e recursos assistivos através da Audiodescrição. Para esse fim, o conteúdo que terá maior destaque será a inclusão através de recursos pedagógicos por meio de imagens, essa ação impulsiona o movimento que contribui para apropriação de conhecimento dos indivíduos envolvidos. Esse estudo tem como objetivo reconhecer a importância dos procedimentos adotados para desenvolver maior significação para pessoas com deficiência que buscam espaços de ensino. Conquanto, a abordagem utilizada nessa pesquisa para alcance desse objetivo se dará através do ensino de Geografia. Essa disciplina, no que diz respeito a compreensão de imagens, é muito importante, pois, sua contribuição para auxiliar na compreensão da realidade é essencial para os indivíduos em formação. A proposta dessa pesquisa é destacar a importância da tecnologia assistiva através de procedimentos pedagógicos que contribuam para maior apropriação de imagens por pessoas com deficiência visual. Dessa maneira, entende-se que a inclusão por meio de recursos assistivos necessita de maior destaque nas escolas. Para melhoria desse cenário, esse trabalho destaca a inclusão de técnicas de ensino de Geografia por meio de tecnologia assistiva, de maneira lúdica e prática, e que podem contribuir para a formação de professores que trabalham na educação básica, entendendo que esses agentes são os facilitadores e peça fundamental para a ampliação do movimento inclusivo.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - JOANA MARIA LUCENA DE ARAUJO
Externa à Instituição - KEILHA CORREIA DA SILVEIRA
Presidente - 1872154 - PRISCYLLA KAROLINE DE MENEZES
Notícia cadastrada em: 04/07/2024 17:10
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