Banca de DEFESA: TELMO ALEXANDRE DO MONTE JÚNIOR

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: TELMO ALEXANDRE DO MONTE JÚNIOR
DATA : 30/06/2025
HORA: 13:30
LOCAL: Sessão remota de videoconferência
TÍTULO:

O Ensino de Geografia no Flow do Hip Hop: Contribuicoes para o exercicio do Raciocinio Geografico em escolas publicas do Recife


PALAVRAS-CHAVES:

Cultura Hip Hop; Ensino de Geografia; Raciocínio Geográfico; Globalização


PÁGINAS: 88
RESUMO:

Estudos atuais destacam o notável impacto geográfico do Hip Hop, evidenciando como este movimento cultural transcende fronteiras e se difundiu em contextos geográficos diversos. Um considerável exemplo desta dinâmica é a forma como as culturas do hip hop interagem e moldam a paisagem geográfica em todo o mundo. A pesquisa proposta tem como foco a interseção entre a cultura Hip Hop e o Ensino de Geografia. Partindo da problemática de que apesar da cultura Hip Hop está expressivamente presente na paisagem da cidade e também nas vivências sócio espaciais de jovens estudantes, ela não é adequadamente integrada nas aulas de Geografia. Nosso objetivo é compreender as relações entre a cultura Hip Hop e o Ensino de Geografia, por meio do exercício do raciocínio geográfico, e seus rebatimentos na Educação Básica, especificamente na rede pública
municipal da cidade do Recife. Buscamos responder a seguinte questão central: Como a Cultura Hip Hop pode contribuir com o Ensino de Geografia na Educação Básica por meio do raciocínio geográfico? Para tanto, será necessário também: (1) Explorar diferentes aspectos geográficos relacionados às manifestações da Cultura Hip Hop na cidade do Recife; (2) Verificar a percepção dos professores acerca da cultura Hip Hop e do Raciocínio Geográfico; (3) Propor práticas de ensino aplicadas a cultura Hip Hop para construção do conhecimento geográfico na Educação Básica em escolas públicas municipais da cidade do Recife/PE. A nossa pesquisa adota uma abordagem de natureza qualitativa e contextualizada nas interações entre os elementos da cultura Hip Hop e os conteúdos geográficos no ensino, com base no método dialético. Enquadra-se quanto aos seus objetivos na categoria dos estudos exploratórios, no estudo utilizamos as técnicas de coleta de dados: revisão bibliográfica, levantamento documental, pesquisa de campo, aplicação de questionários e intervenção pedagógica. As dissertações nacionais sobre o tema disponíveis se concentraram principalmente no elemento Rap, percebemos que houve uma escassa abordagem do break dance, do graffiti e do DJ, tanto em termos de suas inclusões nos conteúdos geográficos quanto na sua aplicação como linguagem para o processo de ensino aprendizagem. Buscamos verificar a percepção dos professores acerca dos princípios do raciocínio geográfico e explorar a integração dos temas para o desenvolvimento de um conjunto de práticas pedagógicas aplicáveis ao ensino de Geografia para turmas do ensino médio guiados por algumas questões, como, por exemplo, de que maneira podemos utilizar o Hip Hop em uma oficina de geografia facilitando a aprendizagem acerca dos princípios e os conceitos básicos da geografia? Os professores de geografia conhecem o Hip Hop? O que os professores entendem por Raciocínio Geográfico? Que metodologias de ensino podem ser utilizadas para efetivação dessa aprendizagem? Como as linguagens (música, vídeo, dança) podem ser incorporadas no ensino para tornar as aulas mais atrativas e efetivas para os estudantes?

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1900371 - FRANCISCO KENNEDY SILVA DOS SANTOS
Externo à Instituição - LUCAS ANTONIO VIANA BOTELHO
Interna - 1872154 - PRISCYLLA KAROLINE DE MENEZES
Notícia cadastrada em: 27/06/2025 10:26
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