ENCRUZILHADAS INFANTIS: ATRAVESSAMENTOS ENTRE AS CRIANÇAS DA OCUPAÇÃO CHICO LESSA E OS ESPAÇOS EDUCATIVOS
Territorialidades infantis. Ocupação urbana. Educação. MUST.
Em meio às disputas territoriais, as ocupações urbanas surgem como reflexo de uma ausência histórica de políticas habitacionais para parcelas vulneráveis da população. A Ocupação Chico Lessa, situada na Zona Oeste do Recife, acolhia famílias oriundas de diversos contextos, que resistiam frente às disparidades sociais existentes. Visto que as ocupações urbanas também são territórios de produção das infâncias, esta pesquisa busca compreender as territorialidades infantis desenvolvidas na Ocupação Chico Lessa, entrelaçando esse emaranhado de singularidades com o acesso das crianças aos espaços educativos formais e não formais. Os itinerários metodológicos foram ancorados sob a luz da escrevivência, unindo narrativas entre a minha trajetória e o encontro com a Ocupação Chico Lessa. Para tanto, nos enredos que é escreviver, utilizou-se uma abordagem qualitativa, conectando observação e pesquisa participante. As etapas da pesquisa incluíram levantamento documental, trabalho de campo na Ocupação e entrevistas semiestruturadas com pais ou responsáveis pelas crianças e a coordenação do MUST. Os resultados, analisados a partir da Análise de Conteúdo, revelam que a interseção entre os espaços educativos e as territorialidades construídas pelas crianças configuram experiências de aprendizagem que vão além do conteúdo curricular. Tais atravessamentos promovem a valorização dos territórios vividos, contribuindo para o fortalecimento de vínculos identitários, afetivos e comunitários. Além disso, evidenciam como os processos de desterritorialização impactam não apenas o espaço físico, mas também as subjetividades e os modos de existir das infâncias que, apesar das rupturas, seguem tecendo redes de pertencimento e resistência.