O USO DE JOGOS COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ESTUDO DO CONCEITO DE PAISAGEM
Paisagem. Jogos didáticos. Ensino de geografia.
Ao longo da história da humanidade, o jogo tem desempenhado um papel fundamental na vida humana, pois está presente desde a infância até mesmo a vida adulta, transcendendo barreiras culturais e sociais, e desempenhando funções que vão além do entretenimento. Diante disso, a introdução dos jogos didáticos no ensino de Geografia, com ênfase no conceito de paisagem, representa uma abordagem inovadora e ativa para explorar a complexidade do espaço geográfico. Esta pesquisa discute o desenvolvimento e o uso dos jogos didáticos no processo de ensino e aprendizagem em Geografia, centrado nos estudos do conceito de paisagem. No que diz respeito ao percurso metodológico, esta pesquisa se baseia em uma pesquisa-ação e de cunho exploratório e para o cruzamento das informações coletadas, a pesquisa se enquadrou na análise de conteúdo. Os procedimentos metodológicos incluem levantamento documental e bibliográfico. O campo de estudo selecionado para a pesquisa é o Colégio Evoluir Júnior, localizado no bairro do Janga, no município de Paulista – PE, a turma escolhida para análise da pesquisa foram as turmas de 6º (sexto) manhã e tarde, com um total de 37 (trinta e sete) estudantes. As análises revelaram que a experiência dos(as) estudantes com jogos didáticos revelou-se muito significativa no processo de ensino e aprendizagem, destacando a importância do desenvolvimento de uma consciência crítica em relação às mudanças em seu ambiente e auxiliando na compreensão do conceito de paisagem. Essa vivência confirma a relevância de abordagens pedagógicas inovadoras para fomentar uma compreensão mais abrangente do conceito de paisagem e das transformações dela, além de capacitar os(as) discentes sujeitos ativos na construção do seu conhecimento e formando cidadãos mais conscientes e engajados com o meio em que vivem.