MITIGAÇÃO DOS IMPACTOS SOCIOECONOMICOS DO DESMATAMENTO DA MATA ATLÂNTICA NOS TABULEIROS COSTEIROS: UMA ANÁLISE DO CURRÍCULO DE GEOGRAFIA DO ENSINO MÉDIO COM ÊNFASE NO ESPAÇO GEOGRÁFICO INTEGRADO E SUA RELAÇÃO COM OS LIQUENS
Tabuleiros Costeiros. Mata Atlântica. Ensino de Geografia.
Atualmente, um dos maiores desafios é o de educar a população civil para a prática de preservação das paisagens naturais, a vida não útil (KRENAK, 2020). Este trabalho trata de uma revisão de literatura que aborda os desafios relacionados à preservação ambiental nas áreas de Tabuleiros Costeiros no Nordeste do Brasil, que abrigam um dos maiores hotspots de biodiversidade do mundo, a Mata Atlântica. Objetivou-se entender a importância da preservação do Bioma Mata Atlântica em áreas de Tabuleiros Costeiros no Nordeste e como esse espaço geográfico tem sido abordado no ensino de geografia dentro dos parâmetros legais do Ensino Médio. Foram inseridas produções cientificas de maneira integrativa. Onde buscou-se identificar na revisão qualitativa da literatura recente o que os estudos têm proposto sobre a importância da conservação do uso do solo nas áreas de Tabuleiros Costeiros no Nordeste. Relacionar a literatura recente nas áreas de Tabuleiros Costeiros com o desmatamento da Mata atlântica e, observar o que a ciência tem feito para mitigar os impactos socioecológicos dessas áreas. Refletir, por meio da literatura e estudo de caso, a importância do uso do espaço geográfico integrado dos Tabuleiros costeiros e da Mata Atlântica e, como esses espaços estão sendo trabalhados pelos documentos legais do currículo de Geografia no Ensino Médio em Pernambuco.