ENTRE MAPAS E OBSTÁCULOS: UM OLHAR SOBRE OS PROFESSORES DE GEOGRAFIA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE.
Prática docente; Ensino de Geografia; Professores de Geografia.
O ensino de Geografia desempenha um papel fundamental na formação de sujeitos críticos, capazes de compreender as dinâmicas socioespaciais e suas implicações no cotidiano. No entanto, apesar de sua relevância, a disciplina ainda enfrenta inúmeros desafios no contexto escolar, especialmente nas redes públicas de ensino. Esta pesquisa tem como foco compreender as dificuldades e limitações enfrentadas pelos professores de Geografia da rede municipal de ensino do Recife, analisando os obstáculos que permeiam sua prática docente. Partindo da valorização da experiência dos profissionais da educação, o estudo propõe discutir a construção da Geografia escolar à luz da prática pedagógica cotidiana, considerando seus limites e possibilidades. A pesquisa possui abordagem qualitativa e utilizou como principal instrumento metodológico a aplicação de um questionário online direcionado a professores de Geografia. As respostas obtidas foram analisadas por meio da técnica de nuvem de palavras, o que possibilitou identificar os temas mais recorrentes e significativos apontados pelos docentes. A pesquisa culminará na elaboração de uma cartilha com propostas práticas, baseadas nas experiências compartilhadas, visando mitigar as dificuldades enfrentadas no cotidiano escolar. Assim, o estudo busca fortalecer o diálogo entre teoria e prática e contribuir para a valorização do ensino de Geografia na rede pública municipal do Recife.