Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCELA VITÓRIA DE VASCONCELOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARCELA VITÓRIA DE VASCONCELOS
DATA : 18/12/2024
LOCAL: Sessão remota de videoconferência
TÍTULO:

GEOGRAFIA, EDUCAÇÃO AMBIENTAL E COMPLEXIDADE: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA


PALAVRAS-CHAVES:

Educação ambiental. Geografia. Teoria da Complexidade. Metodologias ativas. Aprendizagem transformadora.


PÁGINAS: 158
RESUMO:

A Educação Ambiental é um dos principais desafios do século XXI, que mesmo com os esforços das últimas décadas os problemas globais e locais têm persistido e muitos se agravados, associados, agora no final da segunda década, à uma crise de consciência ambiental política e social. Neste contexto, observa-se que as bases científicas pedagógicas aplicadas na Educação Ambiental ainda se influenciam por uma perspectiva metodológica cartesiana e analítica (fragmentária) que tanto expressa a situação como é insuficiente para abordar as questões atuais. Desta forma, a Teoria da Complexidade é uma das principais perspectivas na ciência contemporânea, oferecendo um arcabouço com princípios e entendimentos mais dialógicos, não-reducionista e integrantes em termos de relação sociedade e natureza, valorizando as relações internas aos locais para novas construções, representando um renovado arcabouço para construções mais amplas no ensino de Geografia. Diante desse contexto, propõe-se o desenvolvimento e aplicação de uma proposta metodológica de ensino e aprendizagem para a Educação Ambiental na Geografia, a partir dos pressupostos da Teoria da Complexidade. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória, de caráter pesquisa-ação, baseada em procedimentos bibliográficos. A questão central que se buscou responder foi: Quais os incrementos específicos que os pressupostos teórico-metodológicos da Teoria da Complexidade trariam para o processo de ensino aprendizagem da Educação Ambiental? A partir dessa questão foram traçados os seguintes objetivos: Apresentar uma proposta teóricometodológica de ensino-aprendizagem para a Educação Ambiental no curso de graduação em Geografia, a partir dos pressupostos da Teoria da Complexidade. Problematizar os aspectos da Educação Ambiental no currículo do ensino superior em Geografia tomando como referência a Teoria da Complexidade; Analisar o contexto teóricometodológico para a Educação Ambiental no ensino superior observando alguns pressupostos das metodologias ativas em diálogo com a Teoria da Complexidade; Desenvolver uma metodologia de ensino pautada no paradigma da complexidade, que subsidie a proposição de metodologias práticas voltadas à Educação Ambiental, no curso de graduação em Geografia. Desta forma, a proposta teórico-metodológica desenvolvida leva em consideração aspectos balizadores da Teoria da Complexidade, o uso de Metodologias Ativas como instrumento primordial em sua prática, bem como a Aprendizagem Transformadora, preconizando uma mudança nos níveis de consciência que conduzam a uma Educação Ambiental Complexa.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - CARLOS SAIT P DE ANDRADE - UFPI
Interna - 1872154 - PRISCYLLA KAROLINE DE MENEZES
Presidente - 2105478 - RODRIGO DUTRA GOMES
Notícia cadastrada em: 17/12/2024 21:54
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