TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA: A TÉCNICA DE AUDIODESCRIÇÃO E A APROPRIAÇÃO DE SIGNOS IMAGÉTICOS
Inclusão. Pessoa com deficiência visual. Ensino de geografia. Acessibilidade. Tecnologia assistiva. Audiodescrição.
A essência deste trabalho é buscar compreender com objetividade sobre os sistemas que promovem inclusão através da educação, mais especificamente para compreensão da técnica, tecnologia e recursos assistivos através da Audiodescrição. Para esse fim, o conteúdo que terá maior destaque será a inclusão através de recursos pedagógicos por meio de imagens, essa ação impulsiona o movimento que contribui para apropriação de conhecimento dos indivíduos envolvidos. Esse estudo tem como objetivo reconhecer a importância dos procedimentos adotados para desenvolver maior significação para pessoas com deficiência que buscam espaços de ensino. Conquanto, a abordagem utilizada nessa pesquisa para alcance desse objetivo se dará através do ensino de Geografia. Essa disciplina, no que diz respeito a compreensão de imagens, é muito importante, pois, sua contribuição para auxiliar na compreensão da realidade é essencial para os indivíduos em formação. A proposta dessa pesquisa é destacar a importância da tecnologia assistiva através de procedimentos pedagógicos que contribuam para maior apropriação de imagens por pessoas com deficiência visual. Dessa maneira, entende-se que a inclusão por meio de recursos assistivos necessita de maior destaque nas escolas. Para melhoria desse cenário, esse trabalho destaca a inclusão de técnicas de ensino de Geografia por meio de tecnologia assistiva, de maneira lúdica e prática, e que podem contribuir para a formação de professores que trabalham na educação básica, entendendo que esses agentes são os facilitadores e peça fundamental para a ampliação do movimento inclusivo.