CONSTRUÇÃO DE SABERES E PRÁTICAS POR CÍRCULOS DE CULTURA: O PROTAGONISMO DE PESSOAS COM HIPERTENSÃO E DIABETES
Promoção da saúde; Círculos de Cultura; Doenças Crônicas Não Transmissíveis; Atenção Primária à Saúde
A presente pesquisa tem como objetivo elaborar uma construção coletiva de saberes e práticas de promoção da saúde entre usuários com hipertensão e diabetes vinculados a uma Unidade de Saúde da Família (USF), por meio da realização de Círculos de Cultura baseados na abordagem freiriana e na educação popular em saúde. As temáticas abordadas nos círculos partirão do conceito ampliado de saúde e seguirá a lógica dos determinantes sociais de saúde, seguindo as etapas: dinâmica, problematização, fundamentação teórica, reflexão teórico-prática, elaboração coletiva das respostas, síntese do que foi vivenciado e avaliação de cada círculo. Trata-se de uma pesquisa-ação de abordagem qualitativa, que busca estimular o diálogo, a reflexão crítica e o protagonismo dos participantes em relação ao cuidado com sua saúde. A coleta de dados será realizada por meio de entrevistas semiestruturadas (antes e depois da intervenção) e produções coletivas geradas nos encontros. A análise dos dados seguirá os princípios da Análise Temática, visando identificar transformações nas representações sociais sobre saúde e práticas de autocuidado ao longo do processo educativo. Espera-se que a pesquisa contribua para o fortalecimento das ações de educação em saúde no âmbito da Atenção Primária, incentivando práticas empoderadoras mais dialógicas, participativas e adequadas à realidade dos sujeitos envolvidos. Ademais, propõe-se construir como produto técnico tecnológico um guia prático digital como forma de sistematizar a metodologia dos Círculos de Cultura, oferecendo uma ferramenta acessível e prática para a replicação de ações educativas mais eficazes em saúde na Atenção Primária à Saúde.