AS RODAS DE LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: um olhar reflexivo para a mediação docente com livros de imagens.
Educação Infantil; Formação de Leitores; Livros de Imagem; Mediação de Leitura.
Neste estudo, buscamos analisar como as professoras de Educação Infantil realizam a mediação de leitura com livros de imagens nas rodas de história, especificamente identificar e analisar as concepções e usos dos livros de imagem por essas professoras dos Grupos III, IV e V da Educação Infantil, bem como apontar as possibilidades metodológicas para apoiar o trabalho docente com a leitura desses livros. Os procedimentos metodológicos envolveram aplicação de questionário em formato on-line com a finalidade de conhecer o que as professoras pensam sobre a mediação de leitura com livros de imagem. O referido instrumento foi subdividido em seções temáticas com questões referentes ao perfil das professoras participantes do estudo; concepção de formação de leitores; mediação com livros de imagem; materiais de apoio e reflexão sobre o tema. Nessas últimas seções temáticas, nos detivemos à elaboração de perguntas que nos permitissem refletir sobre as possibilidades metodológicas para apoiar o trabalho docente com a leitura de livros de imagem. A análise do material indicou que a maioria das professoras apontam não ter dificuldades significativas no uso desses livros, mas expressaram um desejo de aprofundar seu conhecimento e habilidades com objetivo de explorar, de forma significativa, o potencial dessas obras. Apesar das educadoras reconhecerem a relevância dos livros de imagens, há uma falta de ênfase nas características específicas destes livros e na necessidade de desenvolver estratégias para sua mediação. A partir desses resultados, o estudo propôs o desenvolvimento de um E-book com foco na mediação de leitura com livros de imagens. Este recurso tem o objetivo de fornecer às educadoras estratégias práticas que enriqueçam as experiências de leitura com as crianças. Buscamos colaborar, tanto no campo teórico quanto prático, sublinhando a importância da leitura mediada dos livros de imagem e seu potencial na formação leitora das crianças. Esperamos, assim, que a pesquisa incentive a apreciação das várias linguagens infantis, focando particularmente na utilização dos livros de imagem.