Banca de DEFESA: DÉBORA DA ROCHA CORDEIRO ALVES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DÉBORA DA ROCHA CORDEIRO ALVES
DATA : 25/07/2024
HORA: 09:00
LOCAL: Centro de Educação
TÍTULO:

FORMAÇÃO LEITORA DE CRIANÇAS PEQUENAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: Uma experiência literária com roda de leitura.


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Infantil, Formação docente; Roda de leitura; Formação leitora


PÁGINAS: 125
RESUMO:

Nossa pesquisa, no âmbito do Mestrado Profissional, envolveu a análise de uma experiência liter ária na Educação Infantil, relacionada especificamente ao trabalho com roda de leitura com crianças pequenas, a partir do livro literário. A teoria e a prática nem sempre estão alinhadas, e isso se deve a lacunas no processo formativo e a outros fatores constitutivos da formação do profissional docente, a saber, formação inicial e continuada, saberes experienciais, troca com os pares, etc. (TARDIF, 2012, 2013; SACRISTÁN,1999). Diversos autores (GIROTO, 2015, 2026; FONSECA, 2012; COELHO, 2000; JUNQUEIRA, 2015 CORSINO,2015; BAPTISTA, 2021) que se debruçam sobre este tema, afirmam a importância do trabalho literário com crianças desde muito pequenas (bebês e crianças pequenas até os 03 anos). Embora a experiência literária possa ocorrer de diversas formas e em diferentes espaços, que não exclusivamente no ambiente escolar, nesta pesquisa, nos voltamos para a análise de experiências neste contexto institucional, tendo o docente como mediador de leituras. Em nosso estudo buscamos conhecer o trabalho literário desenvolvido por uma professora de creche, no que diz respeito à roda de leitura, tendo como instrumento para geração de dados uma entrevista semi-estruturada, onde foi possível identificar os saberes da professora acerca do trabalho literário. Por se tratar de uma pesquisa-ação, para além de identificar um dado da realidade, buscamos intervir sobre essa realidade, ressignificando a experiência docente, através da modelação planejada de forma colaborativa com o sujeito. Esta modalidade de pesquisa permitiu condições para ações e transformações de situações na turma que participou da experiência, uma vez que. “com a orientação metodológica da pesquisa-ação, os pesquisadores em educação estariam em condição de produzir informações e conhecimentos de uso mais efetivo, inclusive ao nível pedagógico” (THIOLLENT, 2002; SCHÖN, 2000; KEMMIS e MC TAGGART,1988). A pesquisa se deu em um CMEI da rede Municipal de Recife, onde tivemos como sujeito uma professora que atuava em turma de creche no Grupo 3 da Educação Infantil. Evidenciamos que a professora desenvolvia de forma permanente a roda de leitura em sua turma, incluindo a leitura de livros na roda de conversa diária, que fazia parte de seu planejamento semanal. Porém, não havia um planejamento específico para a roda de leitura, que considerasse de forma específica, as estratégias de mediação leitora - antes, durante e depois da leitura (SOLÉ, 1998), a escolha do título, as avaliações e outras dimensões importantes, com vistas à formação do leitor. (RITER, 2009; COSSON, 2018; COELHO, 2000; FONSECA, 2012). Esta pesquisa evidenciou que o desenvolvimento do trabalho literário por parte das professoras, de modo geral, acontece no campo das incertezas, tendo-se pouca clareza acerca dos objetivos e da perspectiva de formação de leitores. Queremos, portanto, chamar atenção dos profissionais da área para a necessidade de ampliar o conhecimento para desenvolver estratégias que favoreçam a formação leitora das crianças pequenas. Se, no espaço institucional, a literatura assume um caráter educativo, onde a ação do adulto ganha o status de “mediação pedagógica”, o planejamento se torna indispensável, cabendo às professoras de creche, de forma consciente [grifo nosso], explicitar os motivos de suas ações. (BRANDÃO; ROSA, 2014). Como produto da pesquisa, criamos o canal do youtube LITERATURA INFANTIL, com 4 vídeos relatando a trajetória experiência além das reflexões em torno deste tema pelo olhar da professora. Nossa expectativa é que esse material venha a ser um instrumento formativo de apoio às professoras, para a realização de um trabalho literário de qualidade.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - ANA CAROLINA PERRUSI ALVES BRANDAO - UFPE
Externa à Instituição - ANA CAROLINE DE ALMEIDA - UFSJ
Externo ao Programa - 1752732 - CLECIO DOS SANTOS BUNZEN JUNIOR - null
Notícia cadastrada em: 23/07/2024 08:11
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