Banca de QUALIFICAÇÃO: HUMBERTO HENRIQUE BARROS DE SANTANA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: HUMBERTO HENRIQUE BARROS DE SANTANA
DATA : 02/07/2024
LOCAL: On-line
TÍTULO:

METODOLOGIAS ATIVAS COMO FERRAMENTA PARA A ANÁLISE DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEMDOS CONTEÚDOS DE CARTOGRAFIA NO ENSINO MÉDIO


PALAVRAS-CHAVES:

Estudo do meio; Ensino de Cartografia; Aprendizagem geográfica 


PÁGINAS: 19
RESUMO:

O presente projeto foi idealizado para aplicação dediferentes metodologias ativas, buscando contribuir para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem nos conteúdos de cartografia na geografia escolar. Assim, o objetivo deste projeto é avaliar o uso das metodologias ativas como modelo de ensino-aprendizagem da Cartografia nos anos iniciais do Ensino Médio da Escola de Referência em Ensino Médio Manoel Gonçalves de Lima, em Cumaru-PE. No aspecto bibliográfico, a realização da pesquisa será feita com base na coleta dados obtidos em consultas na Biblioteca Eletrônica Científica Online, SciELO, e no Portal de Periódicos da Capes, tendo como destaque a literatura de autores como Tuan (1983), Claval (2001, 2004, 2008), Andreotti (2008) e Cosgrove (1998), além das pesquisas de autores renomados sobre as metodologias ativas aplicadas ao ensino da cartografia, com Luchesi, Santos e Lara (2022) e Sônia Castellar (2016) entre outros. Os procedimentos metodológicos utilizados terão como abordagem o método histórico-dialético de caráter qualitativo. O desenvolvimento do projeto se dará a partir do sorteio entre as turmas dos primeiros anos onde serão desenvolvidas as atividades e práticas ligadas ao ensino da cartografia utilizando metodologias ativas, durante o segundo bimestre do presente ano. As metodologias utilizadas serão Sala de Aula Invertida e o Estudo do Meio, associado à Aprendizagem Baseada em Problemas. Por fim, espera-se que os possíveis resultados da aplicação das metodologias ativas incluam um maior engajamento dos estudantes no processo de aprendizagem; no desenvolvimento de habilidades de pensamento crítico e resolução de problemas; na promoção da autonomia e responsabilidade em relação ao seu próprio aprendizado e estímulo ao trabalho em equipe. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3623634 - TALITHA LUCENA DE VASCONCELOS
Externa ao Programa - 3353763 - ANA CAROLINE DAMASCENO SOUZA DE SA - UFPEExterno ao Programa - 3405891 - FREDSON PEREIRA DA SILVA - UFPE
Notícia cadastrada em: 14/11/2024 17:33
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa08.ufpe.br.sigaa08