Banca de QUALIFICAÇÃO: NEWTON LEITE DE SOUZA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NEWTON LEITE DE SOUZA
DATA : 31/08/2026
LOCAL: remoto
TÍTULO:

DINÂMICA DA QUALIDADE DA ÁGUA NO RESERVATÓRIO DE BROTAS, SEMI-ÁRIDO PERNAMBUCANO: MONITORAMENTO E MODELAGEM HIDROLÓGI-CA


PALAVRAS-CHAVES:

Sazonalidade Climática; Análise de Componentes Principais; Quali-dade de Água; Regressão Multivariada; Sistema de Unidades de Resposta Hidrológica para Pernambuco.


PÁGINAS: 204
RESUMO:

A qualidade da água no Reservatório de Brotas, localizado no semiárido pernambucano, é influenciada pela variabilidade hidrológica sazonal e pelas pressões antrópicas, enquanto ainda são limitadas as avaliações integradas da dinâmica sazonal da qualidade da água e do desempenho de modelos de simulação em reservatórios da região. Diante desse contexto, esta pesquisa teve como objetivo avaliar a qualidade da água do Reservatório de Brotas, lo-calizado no município de Afogados da Ingazeira, Pernambuco, considerando sua dinâmica em função da precipitação e das variações hidrológicas, bem como o desempenho do modelo SUPer na simulação da qualidade da água. Inicialmente, foram realizadas campanhas siste-máticas de monitoramento entre dezembro de 2023 e dezembro de 2024, contemplando aná-lises físico-químicas e microbiológicas, complementadas pela aplicação do Índice de Quali-dade da Água (IQA) e da Análise de Componentes Principais (ACP). Os resultados demons-traram maior deterioração da qualidade da água durante o período chuvoso, associada ao aumento de sólidos, turbidez, matéria orgânica, nutrientes e indicadores microbiológicos, além da redução do oxigênio dissolvido, enquanto o período seco apresentou condições rela-tivamente mais estáveis. O IQA classificou a qualidade da água predominantemente entre regular e ruim, e a ACP evidenciou a influência do regime hidrológico sobre a variabilidade das condições de qualidade da água. Em uma segunda etapa, procedeu-se à avaliação do de-sempenho do modelo SUPer por meio das métricas estatísticas R², PBIAS, NSE e KGE, con-siderando as escalas anual, chuvosa e seca e anos hidrologicamente análogos, seguida de calibração sazonal mediante regressões por Mínimos Quadrados Parciais. A avaliação inicial evidenciou limitações na representação das variáveis de qualidade da água, com ausência de validação na escala anual e no período chuvoso, enquanto, no período seco, apenas a tempe-ratura da água foi validada. Após a calibração, a temperatura apresentou validação nos perí-odos chuvoso e seco, com melhor desempenho no período seco; o fósforo total apresentou desempenho satisfatório a bom em ambos os períodos; o nitrato foi validado no período seco e o oxigênio dissolvido no período chuvoso, enquanto o nitrogênio total permaneceu sem validação. Conclui-se que a variabilidade hidrológica sazonal exerce importante influência sobre a qualidade da água e sobre o desempenho do SUPer, evidenciando a importância da integração entre monitoramento e modelagem e da calibração específica para diferentes condições hidrológicas no aprimoramento da representação da qualidade da água em reser-vatórios do semiárido.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1510820 - JOSICLEDA DOMICIANO GALVINCIO
Interna - 1287624 - MARCIA MARIA GUEDES ALCOFORADO DE MORAES
Externo à Instituição - JUSCELINO ALVES HENRIQUES - IFPE
Externo à Instituição - INAJÁ FRANCISCO DE SOUSA
Notícia cadastrada em: 31/08/2026 15:14
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2026 - UFRN - sigaa04.ufpe.br.sigaa04