1- EDUCAÇÃO PARA GESTÃO HÍDRICA INTEGRADA NOS PROJETOS POLÍTICO- PEDAGÓGICOS DAS ESCOLAS ESTADUAIS DO BAIXO DO RIO FRAGOSO - OLINDA -PE
Gestão hídrica integrada. Educação ambiental crítica; cidadania hídrica.
A pesquisa aborda a inserção da educação para a gestão hídrica integrada nos Projetos Político-Pedagógicos (PPPs) de escolas estaduais localizadas no baixo curso do Rio Fragoso, em Olinda-PE, território marcado por degradação socioambiental, recorrentes inundações, precariedade de saneamento e vulnerabilidade cotidiana da comunidade escolar. Nesse cenário, a compreensão dos riscos associados à água torna-se elemento central para o fortalecimento da cidadania e da resiliência comunitária. Contudo, apesar da elevada percepção dos moradores e das escolas sobre tais riscos, a temática permanece pouco incorporada aos PPPs, configurando uma lacuna significativa que reduz a capacidade institucional da escola de articular práticas pedagógicas coerentes com sua realidade territorial. O estudo tem como objetivo fortalecer a gestão integrada dos recursos hídricos mediante a revisão colaborativa dos PPPs, integrando a consciência hídrica como eixo estruturante do currículo e da ação educativa. A metodologia envolve triangulação composta por análise teórico-indutiva, análise documental e observação semiestruturada em três escolas selecionadas intencionalmente. Os resultados parciais revelam PPPs excessivamente genéricos, participação comunitária limitada e práticas pedagógicas ainda desarticuladas das necessidades socioambientais locais, apontando a urgência de processos formativos contínuos.