DIAGNÓSTICO AMBIENTAL DA RELAÇÃO ESCOLA-COMUNIDADE NO CONTEXTO DO RIO IPOJUCA: UMA ANÁLISE DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO FERRAMENTA DA GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS
Recursos-hídricos; Educação ambiental; Bem-estar social; ODS.
A crescente preocupação com a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável impulsiona a integração da Educação Ambiental (EA) como uma ferramenta na gestão hídrica nos sistemas educacionais e nas comunidades. No contexto, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) oferecem uma estrutura abrangente para orientar esses esforços. A proximidade do Rio Ipojuca nas escolas da cidade de Caruaru-PE, oferecem uma oportunidade de estudar a relação entre o meio ambiente e a educação local, especialmente em uma região que enfrenta desafios ambientais significativos. Apesar dos esforços em promover a EA, ainda há uma lacuna na compreensão de como as escolas próximas ao Rio Ipojuca estão integrando práticas sustentáveis e envolvendo a comunidade em alinhamento com os ODS. O objetivo desta pesquisa é analisar a relação entre escola e comunidade no contexto do Rio Ipojuca, investigando como a EA pode ser aplicada como ferramenta integradora para a gestão de recursos hídricos. Inicialmente, foi realizada uma revisão sistemática, que evidenciou o compromisso de professores e responsáveis na promoção de práticas sustentáveis. Posteriormente, foram aplicados questionários em uma escola da região. As análises das informações obtidas servirão como base para o desenvolvimento de uma cartilha que será parte do produto final da pesquisa, assim como será orientado a pratica da metodologia G5 Ambiental na busca pela sustentabilidade. Os resultados preliminares indicam um forte engajamento dos professores e responsáveis na implementação de práticas ambientais, mas também revelam a necessidade de um guia estruturado para apoiar e aprimorar essas iniciativas por parte dos (as) estudantes. A cartilha fornecerá orientações práticas e estratégias para integrar de forma mais eficaz a educação ambiental nas escolas, alinhando-se aos ODS e fortalecendo a relação entre a escola e a comunidade no contexto do Rio Ipojuca.