DESENVOLVIMENTO DE UM METODOLOGIA PADRONIZADA PARA GERENCIAMENTO DAS DILIGÊNCIAS INVESTIGATIVAS REALIZADAS NAS DELEGACIAS DE POLÍCIA FEDERAL
MS Planner, Kanban, Gestão de Delegacias, Padronização de trabalho.
A Polícia Federal tem como principal atribuição a investigação de crimes, utilizando um modelo em que as diligências são determinadas pelo Delegado de Polícia Federal e executadas pelos demais policiais, formalizadas através de um documento chamado Informação Policial, o qual é incluído no Inquérito Policial. Este modelo, no entanto, é burocrático e carece de sistematização, dificultando a análise de seus resultados e o controle do processo de trabalho. A utilização de ferramentas de gestão de processos surge como uma alternativa para corrigir essa lacuna histórica no método de atuação da Polícia. Esta pesquisa teve como objetivo principal a uniformização do processo de trabalho nas Delegacias de Polícia Federal, por meio do desenvolvimento de um método único de utilização do Microsoft Planner. Foram adotadas abordagens exploratórias, avaliativas e descritivas, que incluíram revisão da literatura, identificação de modelos Kanban eletrônicos disponíveis no mercado, análise das utilizações do MS Planner por delegacias específicas e aplicação de questionários a Policiais Federais da Superintendência da Polícia Federal em Sergipe. Através dessas etapas, buscou-se um embasamento teórico, comparação e ranqueamento de softwares similares ao MS Planner, análise detalhada das práticas atuais nas delegacias, avaliação do conhecimento e utilização da ferramenta pelos policiais federais, culminando com a proposição de um modelo uniforme de gestão. Os resultados esperados eram a análise e efetiva implementação do modelo para otimização dos dados extraídos do MS Planner, a utilização desses dados como indicadores e a padronização do processo de trabalho em todas as Delegacias de Polícia Federal, visando melhorias na eficiência e eficácia das atividades desempenhadas. Contudo, a implementação do modelo, embora promissora, ainda não atingiu completamente esses objetivos devido a obstáculos como a resistência à mudança e a necessidade de treinamento adicional. Assim, é proposto um Modelo de Utilização Uniforme da ferramenta Microsoft Planner (TASKS) na Polícia Federal, possibilitando a análise quantitativa de resultados das diligências realizadas pelos Núcleos de Operações. O Modelo foi construído a partir da análise das ferramentas disponibilizadas pelo software, das formas de sua utilização pelas Delegacias e da melhor maneira de transformar os dados nela lançados em indicadores para nortear as decisões dos gestores.