Banca de DEFESA: RODRIGO NAHUM GONÇALVES

DISCENTE: RODRIGO NAHUM GONÇALVES
DATA : 12/07/2024
LOCAL: Videoconferência (meet.google.com/gjg-wosr-aum)

ANÁLISE MULTICRITÉRIO PARA PRIORIZAÇÃO DE POLICIAIS EM OPERAÇÕES DE ACORDO COM NÍVEIS DE RISCO NA POLÍCIA FEDERAL DO BRASIL

Análise de Risco. Priorização de Policiais. Decisão Multicritério. Polícia Federal.

A presente dissertação aborda a atuação da Polícia Federal do Brasil (PF) em operações policiais, evidenciando a falta de critérios objetivos na seleção de policiais para participar dessas ações, o que pode comprometer a segurança e eficácia das operações. Em 2021, a PF realizou cerca de 10 mil operações, representando um aumento de 39% em relação ao ano anterior. A falta de critérios na escolha dos policiais, muitas vezes baseada apenas na disponibilidade, pode resultar em escalas desestruturadas e na alocação de profissionais não preparados para situações de alto risco. Neste contexto, este estudo propõe uma análise das operações policiais, classificando-as em diferentes níveis de risco, através da aplicação de uma ferramenta de análise de risco – o FMEA (Análise de Efeitos e Modos de Falha). Adicionalmente, destaca-se a ausência de critérios uniformes na alocação de policiais, conforme evidenciado no Plano Estratégico de 2022 e 2023 da PF. Neste contexto, a pesquisa visa desenvolver um modelo de decisão multicritério para a seleção de policiais com base em suas características e habilidades, minimizando riscos e maximizando a eficácia das operações. A relevância da pesquisa reside na necessidade de minimizar riscos nas operações policiais, garantindo a efetividade e segurança dessas ações, tendo em vista a importância da qualificação dos policiais nestas operações. Aumentar a qualificação dos policiais pode contribuir para o sucesso das operações, especialmente em um contexto de crescente número de ações realizadas pela PF.

Presidente - 3091524 - EDUARDA ASFORA FREJ
Interno - 1646226 - RODRIGO JOSE PIRES FERREIRA
Externo à Instituição - SERGIO EDUARDO GOUVEA DA COSTA - UTFPR
Notícia cadastrada em: 12/07/2024 06:45