INCREMENTO DA PRODUTIVIDADE EM UMA INDUSTRIA DE PRODUÇÃO DE DETERGENTE EM PÓ POR MEIO DA APLICAÇÃO DA TEORIA DAS RESTRIÇÕES E SIMULAÇÃO POR EVENTOS DISCRETOS
Teoria das restrições; simulação por eventos discretos; eficiência operacional; indústria de detergente; planejamento e controle da produção.
Este trabalho apresenta um modelo para aumentar a produtividade em uma indústria de detergente em pó utilizando a Teoria das Restrições (TOC) e a simulação por eventos discretos. O estudo busca identificar e mitigar gargalos no processo produtivo, visando aumentar eficiência operacional. A pesquisa foi conduzida em uma fábrica situada no nordeste do Brasil que tem seus produtos comercializados nos mercados da região norte e nordeste, que nos últimos tempos tem enfrentado uma crescente demanda por seus produtos. A metodologia incluiu mapeamento de processos, coleta de dados em campo e modelagem de cenários por meio de simulações. Os resultados das simulações indicam que a nova lógica de abastecimento proposta reduziu significativamenteas perdas de produção e aumentou a eficiência das linhas de envase. Este estudo contribui para a literatura ao demonstrar a eficácia da combinação de TOC e simulação por eventos discretos na otimização de processos industriais.