PROPOSTA DE ABORDAGEM PARA ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DO RAMO VAREJISTA
Planejamento estratégico, Sistemas de gestão da qualidade, Comércio, Cliente, Ferramentas de gestão.
Considerando a importância das micro e pequenas empresas para a economia do país e a alta taxa de mortalidade deste tipo de organização, o planejamento estratégico aplicado de maneira compatível com a realidade das empresas se mostra eficiente no tocante à identificação dos seus pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças contribuindo na tomada de decisões das ações necessárias para a empresa se manter competitiva diante do mercado a qual está inserida e atendendo às expectativas de seus clientes. A presente pesquisa é um estudo de caso de natureza aplicada, exploratória, qualitativa. O objetivo deste estudo é propor uma abordagem para aplicar o planejamento estratégico orgânico capaz de atender as reais necessidades das micro e pequenas empresas varejistas através do diagnóstico organizacional propondo ações que o levem a aumentar a competitividade e fidelizar os clientes. A abordagem proposta é composta de 7 etapas e foi aplicada em um estudo de caso. Como resultados da aplicação do planejamento proposto e da adoção de um sistema de gestão da qualidade mais estruturado, espera-se que a empresa tenha condições de tornar-se competitiva, ponderando que as ferramentas de qualidade demonstradas na pesquisa são de suma importância para a sobrevivência de organizações de qualquer ramo ou porte.