Banca de DEFESA: RAFAEL RAMOS DA CONCEIÇÃO MOURA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAFAEL RAMOS DA CONCEIÇÃO MOURA
DATA : 17/10/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Videoconferência (meet.google.com/xqe-uaus-vfz)
TÍTULO:

MAXIMIZANDO A EFICIÊNCIA OPERACIONAL EM CLÍNICA DE AUTISMO


PALAVRAS-CHAVES:

Transtorno do Espectro Autista, Otimização, Programação Linear Inteira Mista, Alocação de Recursos, Eficiência Operacional.

 


PÁGINAS: 57
RESUMO:

A crescente demanda por serviços especializados no atendimento a crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) tem imposto desafios significativos à gestão de recursos humanos em clínicas voltadas a esse público. Este estudo propõe um modelo de otimização para maximizar a eficiência operacional em clínicas de TEA, com foco na alocação estratégica de profissionais e na racionalização de custos. Utilizando técnicas de Programação Linear Inteira Mista (PLIM), implementadas na linguagem Julia e resolvidas com o IBM CPLEX, desenvolveu-se um modelo capaz de atender às restrições operacionais específicas desse contexto. A pesquisa foi aplicada a uma clínica fundada em 2017, que atende 25 clientes com 10 terapias distintas, enfrentando crescentes custos operacionais. Os resultados indicam que a aplicação do modelo permitiu uma redução de até 15% nos custos com folha de pagamento, aumento da taxa de ocupação das salas e melhor distribuição dos turnos, assegurando a continuidade da qualidade no atendimento. O estudo conclui que a integração de ferramentas matemáticas à gestão clínica é uma solução viável e eficaz, com potencial de replicação em outras instituições de saúde.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1510962 - CAROLINE MARIA DE MIRANDA MOTA
Interna - 1809373 - MAISA MENDONCA SILVA
Externo à Instituição - YURI LAIO TEIXEIRA VERAS SILVA - UFCG
Notícia cadastrada em: 13/10/2025 16:51
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa04.ufpe.br.sigaa04