BOAS PRÁTICAS DE TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA: UM ESTUDO NO NIT DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
Ecossistema de Inovação (EI); Hélice Tripla (HT); Transferência de Tecnologia (TT); Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT); Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
A inovação é um pilar essencial para o desenvolvimento econômico e social de qualquer nação. No Brasil, o fomento a um Sistema Nacional de Inovação (SNI) robusto tem sido um desafio constante, apesar de esforços como a promulgação da Lei de Inovação (Lei 10.973/2004). O sucesso desse sistema depende, em grande parte, da interação eficaz entre os agentes da Tríplice Hélice: governo, setor produtivo e, principalmente, as Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs), como as universidades. O conhecimento e as tecnologias gerados no ambiente acadêmico são ativos valiosos. No entanto, sua transformação em inovação aplicada e sua transferência para o mercado e a sociedade ainda enfrentam barreiras significativas. A Transferência de Tecnologia (TT), intermedia pelos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs), é o principal mecanismo para superar esses obstáculos. Este estudo se propõe a analisar o Núcleo de Inovação Tecnológica da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), investigando se seus documentos e regulamentos internos, como planos estratégicos e regimentos, facilitam ou dificultam a prática da TT. A metodologia aplicada é a revisão bibliográfica, paralelo à análise documental de cunho descritivo e qualitativo para análise das diretrizes propostas pela UFPE. Com este estudo espera-se identificar dispositivos regimentais que intermediam e favoreçam a prática da Transferência de Tecnologia, bem como, verificar sua efetividade ou não para oportunizar o desenvolvimento de um produto técnico tecnológico oriundo do presente estudo realizado. O produto desta pesquisa será uma cartilha didática, que compilará as boas práticas identificadas, servindo como um guia para aprimorar os processos de TT na UFPE e em outros NITs da rede, fomentando a aplicação efetiva do conhecimento acadêmico no setor produtivo e na sociedade.