GESTAO DE RESIDUOS SOLIDOS NA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO - UFRPE: UMA ANALISE A LUZ DAS QUESTOES SOCIOAMBIENTAIS E LEGAIS
Gestão de Resíduos Sólidos. Questões socioambientais e legais. Instituições públicas de Ensino Superior. Universidade Federal Rural de Pernambuco.
O presente estudo tem como objetivo analisar o cenário atual da Universidade Federal
Rural de Pernambuco - UFRPE no que diz respeito à gestão de resíduos sólidos,
considerando questões socioambientais e o atendimento à legislação no tocante à
geração, disposição e destinação adequada dos resíduos. Para tanto, buscou
conhecer a gestão de resíduos sólidos da UFRPE, bem como as atividades de coleta,
armazenamento, transporte e destino final executadas na instituição, identificar os
principais tipos de resíduos produzidos na UFRPE, confrontar as ações de
gerenciamento de resíduos sólidos da UFRPE com a legislação nacional e propor
ações de aprimoramento no gerenciamento dos resíduos sólidos e na logística reversa
da UFRPE. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa, de caráter descritivo e
exploratório, sob o formato de estudo de caso, com coleta de dados realizada através de pesquisa documental, roteiro de entrevista semiestruturada e observação não-participante. Os sujeitos de pesquisa foram os indivíduos envolvidos na rotina de planejamento e execução dos trabalhos de gestão e manuseio dos resíduos sólidos gerados e coletados na UFRPE. Os dados coletados foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo. Os resultados apontam que a UFRPE está em fase inicial de estruturação da gestão de resíduos sólidos, com ausência do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos - PGRS formalizado e práticas incipientes de logística reversa. As ações de educação ambiental são pontuais e a equipe técnica é insuficiente para a demanda. Recomenda-se a formalização do PGRS, inclusão da logística reversa nos processos de compras, criação de mecanismos de monitoramento, ampliação do quadro técnico e institucionalização de programas contínuos de sensibilização. Essas ações visam garantir a conformidade legal, fortalecer a sustentabilidade e promover a mudança cultural na instituição.