Banca de DEFESA: JAELSON DA SILVA SOUZA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JAELSON DA SILVA SOUZA
DATA : 18/07/2025
HORA: 20:00
LOCAL: Google meet - https://meet.google.com/hxx-kxgz-buz
TÍTULO:

A Transformacao Digital nas Empresas de Confeccoes do APL de Pernambuco: Um estudo de caso no Shopping Parque das Feiras em Toritama.


PALAVRAS-CHAVES:

Confecção, Gestão, Inovação, Transformação Digital.


PÁGINAS: 145
RESUMO:

A inovação tecnológica digital é a ferramenta motriz da nova era, colocando o processo
de Transformação Digital como elementar para a modernização tecnológica das
empresas e condição estratégica para o posicionamento no mercado e geração de valor. É salutar compreender que a TD é um fenômeno de mercado de caráter estratégico que
exige maturidade organizacional e capacidade gerencial integradas. Os desafios
mercadológicos contemporâneos são impostos às empresas indistintamente, obrigando- as a repensar os seus modelos de negócios de modo estratégico. Portanto, este estudo
tem como objetivo contextualizar a TD no ambiente do Arranjo Produtivo Local do
Agreste de Pernambuco, mais especificamente - no Shopping Parque das Feiras, em
Torirama-PE - considerando as suas características regionais, sobretudo, no campo das
confecções. O Shopping Parque das Feiras é um relevante centro comercial localizado
no município de Toritama, o qual faz parte do eixo comercial do APL do Agreste de
Pernambuco. Em especial atenção às peculiaridades regionais do lócus de pesquisa, o
estudo possui método de caráter qualitativo e natureza dedutiva. Esse estudo foi
constituído em três partes: Levantamento teórico, trabalhos de campo e análise dos
dados. A coleta dos dados deu-se a partir da realização de entrevistas semiestruturadas
com a Gestão Central do Shopping Parque das Feiras e com os Lojistas de confecções
do espaço supracitado. Para fins de análise, foram realizadas 14 entrevistas como os
sujeitos selecionados, em momentos distintos. Cada questionário foi composto por 18
perguntas e subdivido em 05 blocos temáticos, cada bloco foi categorizado a partir do
referencial teórico. Os principais achados do estudo estão alinhados com a teoria
analisada, tendo como ponto central a influência da tecnologia digital nos modelos de
negócios, considerado fundamental, para o pleno desenvolvimento do processo da TD
nas organizações. No caso em tela, A Maturidade Tecnológica, a Cultura
Organizacional e as Parcerias Institucionais, aliados à integração com a dinâmica do
mercado consumidor revelaram as nuances do processo da TD naquele espaço de
compras. Por fim, esse estudo faz algumas considerações com o propósito de mitigar as
lacunas encontradas, com por exemplo: Aperfeiçoar o nível de comunicação
organizacional e executar os projetos e parcerias de ações comerciais como forma de
potencializar a modernização tecnológica digital e consequente as oportunidades de
mercado.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1780109 - ELIELSON OLIVEIRA DAMASCENA
Externo à Instituição - KLIVER LAMARTHINE ALVES CONFESSOR
Interno - 3890814 - NELSON DA CRUZ MONTEIRO FERNANDES
Notícia cadastrada em: 14/07/2025 16:45
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa04.ufpe.br.sigaa04