GESTÃO DA DIVERSIDADE EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR NO AGRESTE MERIDIONAL DE PERNAMBUCO: uma análise interseccional.
gestão da diversidade; análise interseccional; desigualdade; diferença; instituição de ensino superior
Compreende-se que as noções de gestão da diversidade e interseccionalidade permitem que as organizações adotem algumas medidas administrativas, garantindo que atributos pessoais ou de grupo melhorem o desempenho da organização e, mais além, contribuam para o alcance da justiça social. Este estudo objetiva compreender a gestão da diversidade em uma Instituição de Ensino Superior no Agreste Meridional de Pernambuco, a partir da análise interseccional. Para tanto, os objetivos específicos são: investigar o entendimento que se tem sobre diversidade na Instituição de Ensino Superior no Agreste Meridional de Pernambuco; identificar quais são as políticas de gestão da diversidade na Instituição de Ensino Superior do Agreste Meridional de Pernambuco; realizar uma análise interseccional das políticas de gestão da diversidade identificadas na Instituição de Ensino Superior do Agreste Meridional de Pernambuco. As informações para a realização desta pesquisa serão coletadas por meio de pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas com gestores da Instituição de Ensino Superior do Agreste Meridional de Pernambuco, utilizando a análise de conteúdo para interpretação. Dentre as contribuições, se aponta a ausência de estudos e de políticas que relacionam a gestão da diversidade e a interseccionalidade, para atuarem diante das desigualdades que perpassam o cotidiano das organizações, particularmente das Instituição de Ensino Superior.