UMA ANÁLISE HISTÓRICO-DECOLONIAL POLIFÔNICA DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DO CENTRO ACADÊMICO DO AGRESTE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
Ensino de administração; Ensino de gestão; História; Decolonial.
O objetivo geral é compreender como se deu a criação e a implementação do curso de administração do Centro Acadêmico do Agreste a partir de uma análise histórico-decolonial polifônica. Para isso, opta-se pela análise histórico-decolonial polifônica, a fim de tensionar diferentes narrativas. Para tal, será feita uma pesquisa de abordagem qualitativa atrelada à co-construção de histórias orais temáticas oriundas de entrevistas semiestruturadas e pesquisa documental, sob a perspectiva decolonial. Como resultados, espera-se compreender como se deu a criação e implementação do curso de administração no CAA/UFPE, considerando as diferentes narrativas e interesses em torno desses processos. A partir de uma perspectiva decolonial sobre as origens do curso, será possível vislumbrar quais resquícios coloniais estiveram presentes, de modo a aprofundar o entendimento sobre a colonialidade percebida no curso nos dias de hoje. Desafios e oportunidades presentes no ensino de administração do Campus Agreste também poderão surgir como importantes resultados, a partir de narrativas históricas acessadas.