Antecedentes da Intenção de Compra de Créditos de Carbono: uma Análise sob a Perspectiva da Generatividade e as Influências da Eco-culpa e Conhecimento Ambiental.
Crédito de carbono; Intenção de compra; Generatividade; Eco-culpa; Conhecimento Ambiental.
As mudanças ambientais decorrentes das intervenções antropogênicas aceleram as mudanças climáticas e se apresentam como uma questão global urgente. Diante dessa realidade, a conscientização ambiental tem levado indivíduos a buscar soluções, incluindo a reparação dos seus danos ao meio ambiente. Nesse contexto, os créditos de carbono surgem como uma alternativa à compensação de emissões de gases de efeito estufa ao possibilitar que o indivíduo invista, por meio da compra do crédito, em projetos de reflorestamento, preservação de florestas, energia limpa, gestão de resíduos, educação ambiental, entre outras ações que contribuam para a mitigação dos danos ambientais. Entretanto, pouco se sabe sobre os antecedentes da intenção desse tipo de compra. Diante disso, este estudo buscou investigar como a generatividade, mediada pela eco-culpa e pelo conhecimento ambiental, influencia a intenção de consumo de créditos de carbono de forma individual e voluntária. A pesquisa teve uma abordagem quantitativa e descritiva. A amostra total foi de 335 respondentes e a modelagem de equações estruturais foi utilizada para análise dos dados. Os resultados atestam que a generatividade, assim como o conhecimento ambiental e a eco-culpa têm influência direta e positiva na intenção de compra de créditos de carbono. Já no que diz respeito às relações mediadas, este inquérito apontou que o conhecimento ambiental medeia a relação entre generatividade e intenção, enquanto a eco-culpa não. Este estudo amplia a compreensão dos preditores da intenção da compra de créditos de carbono, expande o conhecimento sobre essas variáveis como preditoras do comportamento sustentável e fornece insights para políticas públicas e estratégias de marketing voltadas à promoção do mercado voluntário de carbono.