Percepção Docente sobre o Uso do Aplicativo Universo Startup, como Ferramenta de Estímulo ao Empreendedorismo, na Educação de Jovens e Adultos da Rede Pública, em Caruaru - PE
Empreendedorismo. Educação de Jovens e Adultos. Aplicativo Universo Startup. Docente.
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) enfrenta desafios relacionados à heterogeneidade de
seu público e à promoção de aprendizagens significativas conectadas à realidade dos alunos.
Neste contexto, a educação empreendedora, associada a ferramentas digitais como o
Aplicativo Universo Startup, apresenta-se como uma estratégia inovadora para aproximar os
alunos do mercado de trabalho. A presente pesquisa tem por objetivo analisar a percepção dos
docentes da EJA em relação à contribuição do Aplicativo Universo Startup como ferramenta
de estímulo à educação empreendedora no ambiente escolar, da rede pública, do município de
Caruaru – Pernambuco (PE). Este estudo analisou a percepção dos 40 professores da EJA da
rede pública de Caruaru-PE, em um censo realizado durante o ano letivo de 2024, sobre a
contribuição do aplicativo para a educação empreendedora. Com base em uma metodologia
quantitativa descritiva e em questionários estruturados, os resultados indicaram que 78% dos
docentes consideram o aplicativo inovador e relevante, enquanto 65% destacaram sua
facilidade de uso como um aspecto essencial. A análise revelou que fatores como integração
curricular e adequação tecnológica são determinantes para sua adoção. Além disso, 72% dos
professores perceberam maior engajamento dos estudantes, e 68% avaliaram o aplicativo
como eficaz na promoção de aprendizagens empreendedoras práticas e contextualizadas. Os
resultados da pesquisa oferecem subsídios para o aprimoramento do Aplicativo Universo
Startup e para a formulação de políticas educacionais e públicas que incentivem o uso de
tecnologias digitais na EJA. Além de propor melhorias ao aplicativo, o estudo aponta
caminhos para promover o empreendedorismo e a inovação em contextos educacionais
vulneráveis. Esses achados corroboram o papel estratégico da educação empreendedora como
catalisadora de mudanças sociais, alinhando-se aos Objetivos de Desenvolvimento
Sustentável (ODS) e ao desenvolvimento regional.