UMA DESCRIÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS ATRIBUÍDAS AO EMPODERAMENTO POR ATIVISTAS E MARCAS DE MODA DO AGRESTE DE PERNAMBUCO ENGAJADAS NA LUTA CONTRA A GORDOFOBIA.
Consumo, Empoderamento, Foucault, Corpo Gordo, Discurso
Numa forma social de consumo que valoriza os corpos magros, a intolerância estética convive
uma censura moral e os indivíduos com sobrepeso sofrem com o desprezo social, constituindo
uma identidade não normativa, que é moralmente cobrada para cuidar de seu corpo e de sua
saúde. Movimentos ativistas de consumo se embasam no empoderamento e lutam contra a
gordofobia. Embasado em Michel Foucault, entendemos que o modelo social disciplinar fez
do corpo um alvo, aquilo que está em jogo entre todos os sujeitos e as instâncias de controle e,
visando assegurar sua sujeição continuada, essa razão, lhe impôs um adestramento e um
aperfeiçoamento intermitentes, promovidos por relações de saber-poder, que recorrentemente
são transformadas por processos de resistência. Observamos que, em conjunto, marcas,
ativistas e consumidoras promovem discursos de empoderamento pelo consumo no Agreste do
Estado. Ness polo, marcas se vinculam aos atributos dessa luta. Essa ação coletiva certamente
promove sentidos e determinam condutas nesse meio, bem como os modos como ocorre esse
empoderamento. Essa investigação busca investigar: Como as características dos discursos
de empoderamento da luta contra a gordofobia no Agreste de Pernambuco revelam
aspectos da resistência? Para tanto, inspirados na Análise de Discursos Foucaultiana,
desvelamos os enunciados e suas reações síncronas e incidentes. O corpus foi formado por 225
postagens coletadas nas redes sociais 05 ativistas locais, 03 marcas e 125 consumidoras que
respondiam aos comentários dessas postagens. Nossos resultados desvelaram a 16 enunciados
nesse campo discursivo, cuja relação revelou nove características, que tratam de como o
empoderamento se tornou um objeto de consumo, como ele é uma prática de consumo e como
é uma pauta de reivindicação efetuada por meio do consumo. Concluímos que tais
características informam como a prática do empoderamento no consumo acontece pela ação de
vários agentes, contribuindo com um tema ainda pouco estudado pelo consumo.