Influencias das Advisory Labels e Front-of-Pack na Percepcao de Risco e na Atitude do Consumidor em Relacao a Alimentos Ultraprocessados a Luz do Modelo Push-Pull-Mooring (PPM)
Rotulagem de Alimentos. Percepção de Risco. Atitude do Consumidor. Intenção de Compra. Modelo Push-Pull-Mooring.
Os padrões de consumo alimentar estão se modificando velozmente em todo mundo.
Principalmente em países em desenvolvimento, como o Brasil. A substituição de alimentos in
natura por alimentos ultraprocessados têm ocasionado intolerâncias e alergias alimentares e
Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), como a obesidade, diabetes, hipertensão,
câncer, entre outras, em grande parte da população. Contudo, a Organização Mundial da
Saúde (ONU), solicitou que todos os países tomassem iniciativas para a redução desse
consumo até 2030. Diante disso, a proposta deste estudo é investigar os fatores que
influenciam a intenção de compra de alimentos ultraprocessados que possuem os rótulos
frontais (front-of-packs) e os rótulos no verso da embalagem (advisory labels) mediante o
modelo Push-Pull-Mooring (PPM). Para isto, busca-se analisar como as percepções de risco e
a atitude dos consumidores se relacionam com a intenção de compra. A pesquisa possui uma
abordagem quantitativa, de natureza descritiva, com corte transversal. A população do estudo
será composta por consumidores de todo o Brasil, maiores de 18 anos, selecionados por
amostragem não-probabilística, através da técnica snowball. A coleta de dados será realizada
por meio de questionário estruturado. Haverá dois formulários, um para análise da advisory
labels e outro para front-of-packs. Espera-se como resultados, obter a compreensão dos
consumidores brasileiros sobre a intenção de compra sobre os produtos ultraprocessados
mediante estas rotulagens, de modo, que estes achados possam contribuir para o
aprimoramento das políticas públicas e estratégias de redução do consumo excessivo de
alimentos ultraprocessados no país.