O COMPORTAMENTO DAS EMPREENDEDORAS NA BUSCA DA REALIZAÇÃO PESSOAL À LUZ DAS COMPETÊNCIAS TÉCNICAS E EMOCIONAIS: UM ESTUDO COM AS MULHERES DO SETOR DE CONFECÇÕES NO AGRESTE PERNAMBUCANO NO CENÁRIO PÓS-PANDÊMICO
Empreendedorismo feminino; Competências empreendedoras; Competências emocionais; Pós-pandemia; Necessidade de realização.
Diante das transformações geradas pela pandemia, os negócios em diversas localidades foram impactados de maneira significativa, especialmente com a aceleração da digitalização de processos, serviços e modelos empresariais. No contexto do empreendedorismo feminino, essas mudanças exigiram uma adaptação ainda mais dinâmica, demandando das empreendedoras um conjunto ampliado de competências para ajustar seus negócios às novas dinâmicas do mercado e aos desafios impostos pelas variáveis micro e macro ambientais. Além disso, a conciliação entre vida pessoal e profissional tornou-se um fator crítico para a sustentabilidade dos empreendimentos liderados por mulheres. Assim, considerando o crescimento do empreendedorismo feminino, as novas configurações do trabalho no cenário pós-pandêmico e os desafios enfrentados por mulheres no setor produtivo local, esta pesquisa busca responder à seguinte questão: Como a necessidade de realização influencia o desenvolvimento das competências empreendedoras e emocionais no comportamento de mulheres que atuam no segmento de confecções do Agreste Pernambucano, considerando os desafios e adaptações no contexto pós-pandêmico? Para responder a essa questão, este estudo adota uma abordagem qualitativa básica de cunho descritivo. A coleta de dados será realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com empreendedoras do setor de confecções, possibilitando uma compreensão aprofundada sobre as estratégias, desafios e adaptações mobilizadas por essas mulheres em um cenário de transformações econômicas e tecnológicas aceleradas.