Banca de DEFESA: JOELSON WELLYS DIAS SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOELSON WELLYS DIAS SILVA
DATA : 13/12/2024
HORA: 13:00
LOCAL: Google meet - https://meet.google.com/upb-ddwa-iye.
TÍTULO:

FEIRA DE CARUARU: tradições e transformações - uma viagem histórica
pela identidade e o consumo a partir dos trabalhadores feirantes



PALAVRAS-CHAVES:

Feira de Caruaru. Identidade e Consumo. Cultura do Consumo. Sistema de Marketing. História Oral Temática.


PÁGINAS: 87
RESUMO:

O objetivo da pesquisa foi analisar, sob uma perspectiva histórica, como a identidade da Feira
de Caruaru, e o consumo contido na mesma, se alteraram ao longo do tempo. Buscando
compreender a influência dos significados atribuídos a identidade e o consumo através da
construção das narrativas dos trabalhadores feirantes. Limitou-se a Cultura do Consumo, dentro
de uma perspectiva do Sistema de Marketing o que nos permitiu compreender como a
identidade e o consumo foram sendo modificados com o tempo. Optou-se pelo método da
história oral temática, dentro da abordagem qualitativa, com a triangulação de dados, através
das entrevistas com os trabalhadores feirantes, a observação participante e o diário de campo.
Os resultados apontam que a Feira de Caruaru foi sendo construída no imaginário das pessoas,
o que trouxe um caráter dinâmico a ela, estando diretamente ligado à diversidade dos itens
comercializados e amplitude das transformações ocorridas nas últimas décadas, refletindo as
mudanças nos hábitos de consumo. Inicialmente sustentada por uma economia manufatureira,
a Feira de Caruaru acompanha as mudanças do consumo e da economia globalizada, e passa
por processo de adaptação. Nesse contexto, a Feira de Caruaru vai criando sua identidade
através do processo de construção social, no qual os significados são compartilhados
socialmente, seja de maneira individual ou coletiva, onde cada grupos de indivíduos
desempenham um papel específico, ou seja, uma função social que contribui para o
desenvolvimento e a manutenção dela. A pesquisa contribui para pelo menos dois debates nos
estudos de marketing: primeiro, a análise histórica das transformações em Feiras, que permite
compreender como os processos de globalização e mudanças sociais influenciam as práticas de
consumo em espaços de varejo e suas identidades; segundo, a adaptação do varejo tradicional,
representado pelas Feiras, às novas dinâmicas de mercado e demandas dos consumidores
modernos como estratégia de subsistência.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1780109 - ELIELSON OLIVEIRA DAMASCENA
Presidente - ***.747.201-** - NELSIO RODRIGUES DE ABREU - UFLA
Externo à Instituição - RAMON SILVA LEITE
Notícia cadastrada em: 09/12/2024 11:15
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa08.ufpe.br.sigaa08