Antecedentes da Intenção de Compra de Créditos de Carbono: uma Análise sob a perspectiva da Generatividade e as Influências da Eco-culpa e Conhecimento Ambiental.
Intenção de compra; Crédito de carbono; Generatividade; Eco-culpa; Conhecimento Ambiental.
A utilização exacerbada dos recursos naturais e o aumento das emissões de gás carbônico e demais gases de efeito estufa (GEE) aceleram as mudanças climáticas e se apresentam como uma questão global urgente. Diante dessa realidade, a conscientização ambiental tem levado indivíduos a buscar soluções, incluindo a reparação dos seus danos ao meio ambiente. Nesse sentido, os créditos de carbono surgem como uma alternativa à compensação de emissões de gases carbônico ao possibilitar que o indivíduo invista, por meio da compra do crédito, em projetos de reflorestamento, energia limpa, gestão de resíduos, educação ambiental, entre outras ações que contribuam para a mitigação dos danos ambientais. Entretanto, pouco se sabe sobre os antecedentes da intenção desse tipo de compra. Assim, este estudo busca investigar como a generatividade, mediada pela eco-culpa e pelo conhecimento ambiental, influencia a intenção de consumo de créditos de carbono de forma individual e voluntária. A pesquisa terá uma abordagem quantitativa e descritiva, com coleta de dados por meio de uma survey online. A modelagem de Equações estruturais será utilizada para análise dos dados. O estudo visa contribuir para a compreensão dos preditores da intenção da compra de créditos de carbono e fornecer insights para políticas públicas e estratégias de marketing voltadas à promoção do mercado voluntário de carbono.